Estrela

Estrela registra queda de solicitações

Dado divulgado pela agência FGTAS/Sine compara os encaminhamentos feitos por trabalhadores de 2017 e 2018

18/01/2019 - Estrela

A agência FGTAS/Sine de Estrela registrou queda de 11,5% no número de solicitações de seguro-desemprego, se comparados os anos de 2017 e 2018. O benefício é concedido temporariamente para pessoas que foram demitidas, sem justa causa, e o valor é definido através da média salarial que o empregado possuía, sempre acima do salário mínimo.

O coordenador da agência de Estrela, Roberto Cardoso Guimarães, afirma que a diminuição poder ser explicada pela estabilidade da economia e pelo aumento de confiança do empresário. “Esse índice vem diminuindo ao longo dos anos. A instabilidade causou muito desemprego e, agora, com um governo novo começando, esse índice pode melhorar ainda mais, porque vai dando uma expectativa melhor para que os empregadores invistam na contratação e na expansão de seu negócio”, comenta.

Em Estrela, Guimarães afirma que as solicitações são realizadas mais por homens, com nível baixo de escolaridade, em idades diversas. “Em nossa agência o número dos pedidos de seguro-desemprego ultrapassa os índices de confecção das carteiras de trabalho”, destaca.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Ricardo Finck, cita o bom momento do agronegócio, que faz com que a renda se distribua e menos pessoas percam o emprego. “Nunca um fator isolado acaba gerando números favoráveis ou contrários quanto ao desemprego. Soma-se o fortalecimento da economia sim, com a vinda de novas empresas para Estrela, mas nossa região é muito forte na questão do agronegócio, que vem se tornando uma forma de sustentação muito grande. Esse ramo tem fomentado muito a economia e isso faz com que os setores se dividam em um percentual parelho entre si e o emprego se mantenha.”

Como solicitar o seguro-desemprego

O encaminhamento do seguro-desemprego é realizado diretamente nas Agências FGTAS/Sine. O atendimento nas unidades pode ser agendado no site www.fgtas.rs.gov.br/agendamento-seguro-desemprego

Os requisitos e a relação de documentos necessários para requerer o auxílio também estão disponíveis no portal www.fgtas.rs.gov.br/sistema-nacional-de-emprego No momento de solicitação do seguro é verificada a existência de vaga de emprego compatível com o perfil do profissional para que o mesmo seja reinserido no mercado de trabalho. Caso não haja vagas ou cursos compatíveis e o trabalhador atenda aos critérios exigidos pela lei, o benefício é concedido.

Sobram vagas

Em complemento à baixa nos índices de encaminhamento do seguro-desemprego, o coordenador afirma que sobram oportunidades de trabalho na agência. “Hoje temos mais de 30 vagas abertas, com requisitos variados”, afirma. Interessados podem se candidatar no Sine, que fica na Rua Treze de Maio, nº 298, no Centro de Estrela. 

Oportunidades abertas:
Costureiro na confecção em série: 6 vagas
Operador de caixa: 4 vagas
Alimentador de linha de produção: 2 vagas
Embalador a mão: 2 vagas
Supervisor de crédito e cobrança: 1 vaga
Promotor de vendas especializado: 1 vaga
Armazenista: 1 vaga
Operador de empilhadeira: 1 vaga
Fiscal de loja: 1 vaga
Vagas para Pessoas com Deficiência (PCDs):
Técnico em enfermagem: 6 vagas
Auxiliar de cozinha: 1 vaga
Recepcionista: 2 vagas
Auxiliar de produção: 2 vagas (requer habilitação A ou B)
Auxiliar administrativo: 1 vaga

Números

Em 2016 foram 2.640 atendimentos, com número maior de solicitações em junho (343);
Em 2017 o número aumentou para 2.770, com destaque para março (295);
Em 2018 as solicitações diminuíram e passaram para 2.451, com maior número de encaminhamentos em março (272). 

 


Leia Também

Estrela inicia mutirão de recuperação em estradas do interior

18/02/2019

Secretaria de Obras deu arrancada à maratona de melhorias por estradas municipais envolvendo até 13 localidades do interior

Deputado recebe demandas do Vale em assembleia da Amvat

18/02/2019

Entidade realizou no dia 15 de fevereiro a primeira assembleia geral do ano, em Estrela


Governo de Estrela implanta extensão do Cras no Nova Morada

18/02/2019

Unidade será inaugurada no dia 22 de fevereiro, em solenidade que ocorre às 9h

Municipalização avança na ERS-129

15/02/2019

Há uma pré-agenda com a Secretaria de Logística e Transportes do Estado dia 20