Variedades

Falência Emocional x Falência Financeira

Coluna da consultora Geisa Dal Magro

31/01/2020 - Variedades

Hoje vamos abordar um assunto pouco comentado, que é a falência emocional. Como ela pode destruir sua empresa e o que é possível fazer para escapar dessa armadilha.

A falência emocional é o resultado da soma de diversos pensamentos e sentimentos negativos, como, por exemplo, o fato de o empresário olhar para o seu empreendimento e não encontrar ali o sonho que o fez iniciar o negócio. Esse é o primeiro sinal de que o emocional do empreendedor está ficando abalado. Na maioria das empresas, antes da falência financeira, temos a falência emocional do empresário e cuidar para que isso não ocorra é fundamental, pois as finanças de uma empresa costumam refletir o estado emocional do seu gestor.

Isso significa que se ele estiver motivado e bem emocionalmente, todos a sua volta também ficarão bem e o ajudarão a prosperar. Também é verdade que se ele se mostrar desmotivado tudo o que o cerca perecerá. Fica evidente que é preciso ter atitude positiva todos os dias para que a empresa prospere.

Qual o segredo?

Mas como é possível estar motivado todos os dias e o que é preciso fazer para manter o foco e a motivação? Pois o segredo está em fazer um bom PLANEJAMENTO. Planejar o futuro da empresa é a melhor forma de obter sucesso no empreendimento, pois quando planejamos um negócio e fazemos um orçamento financeiro, podemos definir como organizar as finanças dentro da realidade da empresa, quantos produtos ou serviços serão necessários para pagar todos os gastos e encontrar o chamado Ponto de Equilibro e, ainda, qual a necessidade de capital de giro, quais os prazos de estocagem, o seu ciclo financeiro, o seu mix de produtos e serviços, qual o propósito da empresa, quais estratégias serão usados para chamar o público, quantos funcionários e quais as qualidades são necessárias para atingir o êxito do negócio. 

Caminho para o objetivo

O planejamento serve de suporte para o empresário sempre que alguma dúvida surgir. Com um planejamento bem elaborado, as situações que poderiam afetar o seu psicológico são resolvidas com serenidade. Também é no planejamento que o empresário determina onde quer chegar e que caminho precisa seguir para alcançar seu objetivo.

A caminhada até o sucesso é longa, mas com um bom PLANEJAMENTO, FOCO e DISCIPLINA, tenho certeza que é possível torná-la divertida e recompensadora.

Consultoria para avançar

Hoje em dia o mercado possui grandes profissionais de consultoria que são capazes de ajudar o empresário a ter a visão da própria empresa de uma maneira diferente, olhando pelo lado de fora, possibilitando a ele visualizar tudo o que está acontecendo de errado. Esse conhecimento oferecido por um profissional pode ser o primeiro passo na direção do sucesso.

* Consultora Geisa Dal Magro, especialista em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria de empresas. Telefone (51) 99170-1635 e e-mail geisa@geisadalmagro.com.br


Leia Também

Para ouvir melhor

13/03/2020

Aparelhos auditivos não restauram audição, mas oferecem possibilidades significantes

Hoje tem Carnaval em Bom Retiro do Sul

21/02/2020

Município retoma festa após dois anos sem a folia


Falência Emocional x Falência Financeira

31/01/2020

Coluna da consultora Geisa Dal Magro

Verão é na Sociedade Rio Branco!

24/01/2020

Mesmo que não é sócio da SRB pode desfrutar da sede campestre