Estrela

Estrela é destaque em Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude

Programa Jovem Aprendiz, executado pela Sedesth, classificou-se entre os dez melhores da Região Sul

20/02/2020 - Estrela

Créditos da matéria: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Estrela

O Programa Jovem Aprendiz – Desenvolvendo Gerações, executado pelo Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e habitação (Sedesth), é destaque na Região Sul no Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude. Promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por intermédio da Secretaria Nacional da Juventude, o concurso distinguiu iniciativas em todas as regiões do país, conferindo certificados de reconhecimento do 2º ao 10º lugares, entre os quais está o Jovem Aprendiz.

Executado desde 2017 pelo Governo de Estrela, o projeto prepara jovens para ingressarem no mercado de trabalho. Até o momento, mas de 300 participaram das capacitações promovidas pela Sedesth, que contam agora com a parceria do Senac, entre outras instituições. "Estamos colhendo os frutos destas iniciativas. Tanto através do Jovem Aprendiz quanto outras ações, encaminhamos ao mercado cerca de 300 jovens nos últimos anos", comemora o titular da Sedesth, secretário José Itamar Alves.

O prêmio, instituído pelo governo federal em 2019, visa fomentar os municípios brasileiros a apresentar suas experiências exitosas na implementação de inovações em políticas públicas voltadas para os jovens entre 15 a 29 anos. Busca também incentivar a adoção de inovações na implementação de políticas públicas de juventude; impulsionar iniciativas inovadoras que tenham impacto positivo na qualidade de vida de jovens brasileiros e disseminar práticas que possibilitem sua replicação em outras unidades da Federação.

Seleção de trabalhadores

Já na manhã desta quinta-feira, dia 20, em mais uma iniciativa com empresas parceiras, ocorreu a seleção de trabalhadores para o frigorífico da Dália Alimentos. A organização disponibilizou 35 vagas para a unidade, que se localiza em Arroio do Meio, e o cadastro e entrevistas realizadas com os candidatos tiveram apoio da secretaria. Alguns já foram selecionados e participam da segunda etapa do processo nesta sexta-feira, dia 21. A Dália disponibilizará dois micro-ônibus para levá-los até o frigorífico, com saída às 7h, defronte a Amvat.

De acordo com o coordenador do Setor de Trabalho da Sedesth, Éder Follmann, nos últimos dois anos e meio, em torno de 2,3 mil trabalhadores obtiveram uma vaga de trabalho por intermédio da secretaria. Ele cita ainda projetos como o Feirão de Empregos e outro voltado especialmente aos imigrantes haitianos que residem no município, tudo com o objetivo de proporcionar acesso ao mercado de trabalho. O secretário Alves revela que uma próxima iniciativa, já em estudos, será voltada exclusivamente às mulheres.


Leia Também

Paciente na UTI testa negativo

02/04/2020

Mulher de 44 anos, que foi o primeiro caso suspeito a precisar de UTI, apresentou resultado negativo para Covid-19

Governo determina fechamento de comércio até 15 de abril em todo o Estado

01/04/2020

Podem abrir serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos


Clínica de Pronto Atendimento inaugura nesta quarta-⁠feira

31/03/2020

Empreendimento, no município de Estrela, o P.A.+ vai atender casos de baixa e média complexidade

Curso de boas práticas de combate ao Covid-19 tem grande adesão

30/03/2020

Participação é uma das exigências para que comerciantes e prestadores de serviços possam reabrir negócios