Estrela

“Ficha limpíssima”

Projeto de Fell estende, para secretários, aplicação de lei

21/02/2020 - Estrela

ESTRELA – Foi aprovado segunda-feira projeto do vereador Norberto Fell (Cidadania) que estende, para secretários, a proibição do exercício de serviço público após condenação na justiça. Servidores de cargos de comissão e função gratificada já eram incluídos na Lei da Ficha Limpa, proposta por Darlã Bellini (PSB), aprovada em 2019. “Nossa legislação já previa e prevê o afastamento e, como não acontecia a observância, acho importante dizermos e legislarmos que o secretário, qualquer que seja, não possa estar na função pública quando for considerado, pelo Judiciário, como tendo cometido ato de improbidade”, explicou Fell. Bellini denominou o projeto do colega como “ficha limpíssima” e destacou o voto favorável. “Sinto muito pela parte humana que me toca, pois se tratava de um bom secretário (referindo-se ao titular do Meio Ambiente Hilário Eidelwein, que pediu demissão) conforme a opinião pública, com a qual eu concordo, mas, pela Lei da Ficha Limpa, todo CC ou FG e agora os secretários condenados criminalmente ou em segunda instância terão de ser exonerados.”

Destaques na tribuna: 

Felipe Schossler (PTB) solicitou apoio do órgãos envolvidos na pavimentação na Rua Fridolino Leindecker, no Bairro Auxiliadora, que necessita de trabalhos da Corsan para mudança na rede de água antes que os trabalhos de asfaltamento iniciem. Pediu que a Secretaria de Obras realize patrolamento para que a rua fique mais transitável enquanto a obra não é feita. Destacou também que foi procurado por moradores da Linha Santa Rita, que estão reivindicando um abrigo de ônibus.

Ernani de Castro (MDB) - destacou a contratação de operários para limpeza das ruas e afirmou que enviará requerimento de roçada para a CCR Via Sul para o trevo. Elogiou também melhorias nas pontes do interior.

Trânsito em pauta

O vereador Felipe Schossler (PTB) salientou que fará indicação para que o Executivo faça uma avaliação do local da faixa de segurança próxima ao Parque Princesa do Vale, onde um atropelamento resultou na morte de uma idosa. Norberto Fell (Cidadania) criticou a falta de mobilização do Executivo na educação do trânsito. “Aquela faixa está mal instalada e precisa de readequação. Eu não vi a Administração, em nenhum dia dos últimos anos, trabalhando mais este tema. Se tivesse atividade de reeducação no trânsito, talvez não tivéssemos esta perda. Se é uma pessoa, já é demais.” Darlã Bellini (PSB) indicou que seja feita a instalação de um quebra-molas em frente ao IEEEM, onde há a confluência entre as ruas Júlio de Castilhos, Mathias Ruschel Sobrinho e Ella Horn. “Ali já ocorreram vários acidentes na esquina. A instalação de quebra-molas custa caro, mas temos que exigir do poder público.”  

Melhorias na João Lino Braun

Marco Wermann (PV) pediu olhar especial sobre o trânsito e destacou que há anos pede melhorias no trecho da Rua João Lino Braun. “Solicitamos ao Executivo atenção, pois temos uma situação crítica.” Afirmou que a EGR abandonou o trecho do Boa União. “As curvas estão deformadas, com formação de buracos, o que traz um risco enorme”, disse, afirmando que é preciso fazer uma cobrança severa ao órgão.

 


Leia Também

Paciente na UTI testa negativo

02/04/2020

Mulher de 44 anos, que foi o primeiro caso suspeito a precisar de UTI, apresentou resultado negativo para Covid-19

Governo determina fechamento de comércio até 15 de abril em todo o Estado

01/04/2020

Podem abrir serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos


Clínica de Pronto Atendimento inaugura nesta quarta-⁠feira

31/03/2020

Empreendimento, no município de Estrela, o P.A.+ vai atender casos de baixa e média complexidade

Curso de boas práticas de combate ao Covid-19 tem grande adesão

30/03/2020

Participação é uma das exigências para que comerciantes e prestadores de serviços possam reabrir negócios