Estrela

Sem reciclagem até quarta-feira

Funcionários da reciclagem foram dispensados até quarta

21/02/2020 - Estrela

Créditos da matéria: Ana Caroline Kautzmann

Estrela - Desde quarta-feira, dia 19, os funcionários da Usina de Tratamento de Lixo (UTL) não trabalham na reciclagem. Isso porque, de acordo com o secretário interino de Meio Ambiente e Saneamento Básico, Paulo Ricardo Finck, a prefeitura realiza adequações no local. “Estamos realizando melhorias e reparos nos equipamentos. Entendemos ser melhor, por segurança, não deixar os trabalhadores no local para que possamos fazer as adequações”, explica. Finck destaca que não há motivo para alarde. “Precisamos nos preocupar com a integridade dos trabalhadores e com o andamento do trabalho, e estamos fazendo levantamentos para melhorar as condições”, afirma.

Sem reciclagem

No local, os profissionais são responsáveis pela separação dos materiais que podem ser reciclados, o que representa menos de 20% do total do lixo que chega diariamente à UTL.  Os funcionários que trabalham na área onde estão sendo realizadas as adequações foram dispensados nesta quinta-feira, dia 20, porque já não trabalham normalmente na sexta-feira e, na segunda-feira e terça-feira, por conta do feriado, também não iriam. Outros funcionários do local, que trabalham nos setores não atingidos pelas adequações, estão exercendo as funções rotineiramente.

Reunião com prefeito e MP

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), presidido por Mônica Siegert, em reunião na tarde de quinta-feira, abordou a situação e decidiu que será agendada uma reunião com o prefeito Rafael Mallmann e com o Ministério Público (MP). Isso porque quatro prensas da UTL foram condenadas pelo setor de Segurança do Trabalho. Cada uma custa, em média, entre R$ 40 mil e R$ 50 mil. A expectativa é que o Judiciário auxilie com recursos, assim como fez no caso da DP. 

 


Leia Também

Paciente na UTI testa negativo

02/04/2020

Mulher de 44 anos, que foi o primeiro caso suspeito a precisar de UTI, apresentou resultado negativo para Covid-19

Governo determina fechamento de comércio até 15 de abril em todo o Estado

01/04/2020

Podem abrir serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos


Clínica de Pronto Atendimento inaugura nesta quarta-⁠feira

31/03/2020

Empreendimento, no município de Estrela, o P.A.+ vai atender casos de baixa e média complexidade

Curso de boas práticas de combate ao Covid-19 tem grande adesão

30/03/2020

Participação é uma das exigências para que comerciantes e prestadores de serviços possam reabrir negócios