Jornal Nova Geração

FINAL DA COPA

Com Messi vice-artilheiro e final histórica, Argentina é tricampeã mundial

Com igualdade no tempo normal e na prorrogação, hermanos e franceses fizeram um dos maiores confrontos da história do futebol

Crédito: Divulgação

Emoção, drama, surpresa e disputa até o último minuto. Argentina e França protagonizaram um confronto à altura de uma final de Copa do Mundo. Uma das melhores da história. Neste domingo, 18, diante de quase 89 mil torcedores que lotaram o Estádio Lusail, depois de um empate no tempo normal por 2 a 2 e 1 a 1 na prorrogação, as seleções decidiram nas penalidades.

Os hermanos  acertaram as  quatro cobranças  executadas  (Messi, Dybala, Paredes e Montiel) e conquistaram o tricampeonato mundial (1978, 1986 e 2022). O goleiro Emiliano Martínez defendeu a cobrança do francês Coman. O volante Tchouaméni chutou na trave.  Mbappé, goleador da competição com oito gols, e Muani converteram. Com sete gols, Lionel Messi foi o vice- artilheiro da competição e conquistou o último troféu que faltava em sua vitoriosa carreira. Seis vezes melhor do mundo, o jogador disputou o seu último Mundial e conduziu a seleção ao título.

O jogo

Grande parte do jogo foi dominado pelos argentinos. No início, faltas duras dos hermanos e sucessivos erros de passes dos franceses. Contudo, o ponto de desequilíbrio foi a titularidade de Ángel Di Maria. Desde o rolar da bola, o meia participou dos lances, arriscou e, decisivo, acabou derrubado por Dembélé. Pênalti. Messi cobrou e marcou o sexto dele no Mundial de 2022.  Argentina 1 a 0.

O gol desestabilizou os franceses e a consequência foi a ampliação do marcou. Aos 35, Mac Allister iniciou um contra-ataque, tocou para Messi e este passou à Julián Álvarez. O atacante devolveu para Mac Allister às costas da zaga. O meia assistiu Di María tocar na saída de Lloris e aumentar para 2 a 0. O restante da primeira etapa e mais da metade da segunda foram de controle argentino. O título Alviceleste era uma questão de tempo.

Reação

Entretanto, o futebol, mais uma vez, mostrou a sua magia. O que parecia improvável ocorreu praticamente em um piscar de olhos: o renascimento francês.  Aos 35, o zagueiro argentino Otamendi fez pênalti em Kolo Muani. Mbappé, que havia finalizado apenas uma vez em todo o jogo, converteu a cobrança.

E um minuto e 34 segundos depois, os franceses buscaram a igualdade, novamente com o artilheiro do Mundial.  Coman desarmou Messi no meio de campo, avançou e cruzou para área. O atacante do PSG pegou de primeira e acertou um chutaço no canto de Emiliano Martínez. Os gols saíram logo após gritos de “Olé” proferidos pela torcida argentina.

Prorrogação agitada

Aos 3 minutos do segundo tempo da prorrogação, Messi tocou para Enzo Fernández, que solta para Lautaro Martínez na direita. O atacante bate firme, e Lloris defende. No rebote, Messi marca o terceiro da Argentina, segundo dele no jogo e sétimo na Copa.  O lance foi revisado por cerca de um minuto por possível impedimento. No entanto, não houve nada.

Já, aos 11 minutos, Mbappé marcou o terceiro dele no jogo. E novamente de pênalti. Após ataque francês, o lateral argentino Montiel bloqueou com o braço.  Nos acréscimos, Martínez salvou um chute de Kolo Muani cara a cara. Em seguida, o centroavante Lautaro Martínez perdeu a  chance no contra-ataque. O cabeceio foi para fora.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: