Jornal Nova Geração

ESTRELA

Todas escolas da rede municipal passam a oferecer vagas no contraturno

São quase 700 vagas para crianças de 1° e 2° ano matriculadas nas escolas de Ensino Fundamental dentro do projeto Mais Aprender

O retorno das aulas no turno inverso da rede municipal de ensino ocorre na próxima segunda-feira, 7, com o projeto Mais Aprender. A partir deste ano letivo, as nove escolas de Ensino Fundamental (Emef) passam a oferecer atendimento para quase 700 crianças matriculadas nos 1° e 2° anos. Antes da pandemia, eram oferecidas cerca de 300 vagas para crianças até o 4° ano em seis escolas.

As aulas ocorrem em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Associação de Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi), Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume) e nos ambientes escolares.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Elisângela Mendes, houve um aumento de mais de 50% no número de vagas. A responsável pela pasta destaca que esta é a primeira vez que todas as Emefs terão esse atendimento, e que dentro destas condições, o objetivo é fazer um trabalho igualitário para todos os bairros. “A cada início de ano, nós fazemos a organização para o respectivo ano e este serão os atendimentos previstos para 2022”.

A secretária destaca a situação da Emef Leo Joas, que é a maior escola do município e não possuia turno inverso. Agora o educandário oferta mais de 150 vagas para os alunos dos primeiros anos. Este é o caso da Rafaella Moraes, 7 anos, que está no segundo ano. Para a mãe, Ana Moraes, a oportunidade vai proporcionar outros aprendizados, como convívio social e disciplina. “Antes ela ficava somente olhando TV ou no celular, agora vai poder conviver mais tempo com outras crianças”, destaca. A mãe informa que a menina precisava ficar com a avó no contraturno.

Mudança na estratégia

No dia 21 de fevereiro, cerca de 3 mil crianças retornaram às salas de aula na rede municipal. Em virtude disso, houve críticas quanto a mudança de estratégia para o turno inverso. A responsável pela pasta destaca que as mudanças ocorrem desde o último ano.

“O governo nunca confirmou que haveria retorno do turno inverso aos moldes do período pré-pandemia. Desde o ano passado, foram atendidas 1° e 2° no Sesi. Os 3° e 4° anos não estavam em atendimento. Ninguém perdeu vagas do ano passado pra cá”, reforça. Ela salienta que não há como disponibilizar vagas para crianças da 3° série em diante.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: