Jornal Nova Geração

ESTRELA

Casos de covid-19 permanecem estáveis após desobrigação do uso de máscaras

No dia 17 de março, havia 23 pessoas com a doença. Após oito dias, cidade registrava 12 casos ativos

A administração municipal emitiu decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados no município, exceto em espaços onde se aplicam serviços de saúde, no dia 17 de março. A decisão foi tomada diante da diminuição de casos ativos e internações por covid-19 e alta cobertura vacinal, que está em 93%.

Após oito dias da publicação, não foi constatado aumento no número de casos ativos em Estrela. Entre os dias 10 a 17 de março, foram registrados 17 novos casos. Até essa quinta-feira, 24, 13 pessoas apresentaram resultado positivo para a doença.

O secretário Municipal de Saúde, Celso Kaplan, ressalta que o uso do acessório fica a critério de cada um. Ainda destaca que as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) continuam testando a população. A orientação é que em caso de sintomas, as pessoas procurem atendimento e cumpram os esquemas vacinais.

Em seu espaço de beleza, a proprietária Larissa Barrow relata que continua usando máscara e mantendo os cuidados necessários. Em sua opinião, a desobrigação do uso do acessório em ambientes fechados é precipitada, visto que ainda podem ocorrer contaminações. Ela pede aos clientes, que quem puder, utilize, mas caso optem por não usar, não deixa de atender.

O barbeiro Amarildo Sfoglia segue as mesmas diretrizes. Devido ao contato próximo com os clientes, também opta por utilizar o acessório. “Faço o uso porque quero manter minha segurança, mas fica a cargo dos clientes utilizar ou não”, destaca. De acordo com ele, existem muitas opiniões divergentes acerca do assunto, e por isso, prefere continuar cuidando de si.

Pelas ruas do município, muitas pessoas ainda utilizam máscaras. Entre elas, a Elisangela Menezes, 43, afirma que seguirá usando o acessório e acredita que as pessoas também devem continuar. Ela trabalha em um lar de idosos, e desta maneira, consegue cuidar de si e garante que os cuidados se estendem à eles.

O secretário afirma que a equipe de Vigilância Epidemiológica segue atenta aos números e que neste momento a situação está controlada. Entretanto, destaca que um panorama real da situação poderá ser avaliado de forma eficiente nos próximos dias.

Na região, os municípios de Imigrante, Colinas, Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova também flexibilizaram o uso de máscaras.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: