Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Iniciativa envolve comunidades para impulsionar o setor primário

Governo municipal, Emater, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Sicredi visitam localidades do interior para ouvir principais demandas dos produtores. Objetivo é implementar o Plano de Desenvolvimento Rural

O governo municipal avança na elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural. Para identificar as principais necessidades dos agricultores, promove uma série de reuniões nas comunidades do interior e conta com o apoio da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Sicredi.

Temas como horas-máquina, suporte para cultivo de hortaliças, saúde, transporte e segurança estão entre os assuntos mais abordados pelos produtores. “O Plano Municipal de Desenvolvimento Rural tem por objetivo conhecer a realidade de cada comunidade, ouvir suas demandas e planejar e desenvolver políticas de desenvolvimento do setor primário”, explica a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Maria Delci Klunck.

O engenheiro agrônomo da Emater, Diego Oliveira, ressalta que desde 2001 não havia essa interação com os produtores. “A Emater sempre buscou ter esses processos comunitários de levantamento de demandas. Os resultados sempre abrangeram, como agora, saúde, educação, segurança, ou seja, necessidades que vão além do trabalho do campo”, explica Oliveira.

A Emater dará suporte em relação às capacitações. Uma cultura vista como potencial para o município é a produção de hortaliças (olericultura). “Estamos buscando projetos para atender as necessidades dos produtores. Em relação à olericultura, é um interesse que o município demonstra ter, e vamos avançar, com as capacitações da Emater, incentivando essa produção. Elas abastecerão os mercados locais, e até de municípios vizinhos”, aponta Delci.

Em relação ao andamento do plano, a secretária afirma que a fase é de planejamento. “A prefeitura tem todo interesse em melhorar o setor agropecuário e meio ambiente, mas precisamos da compreensão das pessoas de que as demandas são muitas”, esclarece a secretária. Segundo ela, os recursos são escassos e a estiagem agravou o cenário no campo, por isso a necessidade de um planejamento conjunto.

Limpeza de açudes

“Ainda temos muitos problemas em relação aos açudes, principalmente nas comunidades da Beira do Rio e Faxinal Silva Jorge, pois aqueles açudes são reservatórios. Não recebem água de vertentes”, explica a secretária. Há, também encaminhamentos para a construção de 12 açudes por meio do programa Avançar/RS.
Em março, a administração municipal adquiriu uma escavadeira hidráulica, que fará a limpeza desses açudes, tornando-os próprios para o armazenamento de água novamente. Outra medida da Secretaria da Agricultura é a proteção das nascentes. A intenção é amenizar a fase se estiagem, que atingiu fortemente o Estado.

Apoio técnico

Felipe Nelson Hoss, de 35 anos, também cria gado de leite na localidade de Cupido. A propriedade tem 12 hectares e a família trabalha ali há três décadas. Hoss, porém, iniciou a criação há três anos. “Sou formado em química e decidi viver da agricultura”, declarou.

Sua intenção é acrescentar a olericultura, para ter uma alternativa de renda. “Faço rotação de culturas, na pastagem, então quero produzir as hortaliças que melhor de adaptem a esse sistema”, explica. A capacitação para o cultivo de hortaliças ficará a cargo da Emater.

Movimento sindical apoia a estratégia

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Bom Retiro do Sul, Romano José Petter, considera fundamental esse contato com os agricultores. “Achamos muito importantes as reuniões. Nossa equipe esteve presente em todas. Ouvimos as demandas e nos colocamos à disposição para auxiliar nas necessidades do produtor rural”, declarou.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: