Jornal Nova Geração

13,7 mil atendimentos na UBS Boa União

ESTRELA – Desde o dia 23 de março, a UBS Boa União atende exclusivamente pessoas com sintomas gripais. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Estrela, até o dia 30 de novembro foram realizados mais de 13 mil procedimentos no local, incluindo atendimentos médicos e de enfermagem.
Nesta quinta-feira, dia 10, o município também registrou o maior número de confirmados em 24 horas desde o início da pandemia: 31 infectados.

Com a chegada do fim de ano, a UBS continuará com o horário de atendimento das 7h às 18h, de segunda a sexta- feira. “Com a proximidade do final do ano, tradicionais festas e período de férias, reforçamos a necessidade dos cuidados de higienização das mãos, uso de máscaras, aumento do distanciamento, evitar a aglomeração e manter os ambientes arejados. Nas comemorações familiares, importante lembrar que todos tenham consciência dos riscos e realizem a proteção individual. Pessoas com sintomas precisam ficar isoladas e não podem participar das comemorações coletivas para proteção de seus familiares e da comunidade”, destaca a secretária da Saúde, Ledi Baum.

REINFECÇÃO

Durante os meses de pandemia, vários pacientes que já haviam confirmado para a Covid-19 voltaram a apresentar quadros de síndrome gripal. “Em relação às reinfecções, salientamos a importância das pessoas que já tiveram a doença, que mantenham os cuidados de prevenção, porque os mesmos poderão se reinfectar novamente. Ainda não temos dados suficientes para definir estas situações dentro do município”, informa Ledi.

Em oito meses:
A UBS realizou 13.788 procedimentos que inclui atendimentos médicos e de enfermagem. Até esta quinta-feira, Estrela registrava 1.181 casos confirmados de Covid-19 e o maior número de positivos em um dia: 31

 

COGESTÃO

Nesta semana, a Cacis endereçou ao prefeito Rafael Mallmann um ofício solicitando articulação junto a entidades, como Famurs e Amvat, para que o município retorne, assim como os demais do Vale do Taquari, ao sistema de gestão compartilhada com o Estado, a fim de evitar que Estrela e região se classifiquem com o status de bandeira preta no modelo de distanciamento controlado.
Para a presidente da Cacis, Andréia Kich, é de extrema importância que a articulação seja feita para proteger e salvaguardar o interesse da classe empresarial que já esteve tão sacrificada durante o longo período que se estende a pandemia. Além disso, ela acredita que deve haver um maior rigor na fiscalização e sanções punitivas quando houver aglomerações desnecessárias.

Maiores picos de pacientes confirmados

Durante o período da pandemia, os maiores picos de pacientes confirmados para a doença ocorreram na semana de 21 a 27 de novembro, com 74 confirmados, seguido de 14 a 20 de novembro, com 69, e de 16 a 22 de maio, com 64.
“Na tabela temos a demonstração da oscilação dos casos, percebemos o aumento dos casos nas últimas semanas, mas não houve redução significativa em nenhum momento”, destaca a secretária de Saúde de Estrela.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: