Jornal Nova Geração

OPINIÃO

34° Encontro de Hortigranjeiros

"Foi uma feira diferente dentre todas que já tivemos a oportunidade de participar, levando novas tecnologias e oportunidades ao pequeno e médio produtor do RS”

No início deste mês de Agosto (09 a 13) tive oportunidade de participar de uma tradicional feira do Agro na região Noroeste do RS mais precisamente na cidade de Santa Rosa.

O 34° Encontro de Hortigranjeiros, organizado pela prefeitura local, ocorreu no Parque da Fenasoja, reunindo mais de 500 expositores, e um público visitante de mais de 170.000 pessoas. Algumas peculiaridades do evento me chamaram a atenção.

Primeiramente, a simplicidade e acessibilidade, pois não há cobrança de ingresso, o que facilita muito a presença de publico que teve oportunidade de conferir as mais diversas tecnologias disponíveis para quem tira o sustento do setor primário.

A organizadora do evento proporcionou dentro da feira o Hortishow, uma área destinada ao plantio de hortaliças das mais diversas variedades, ervas medicinais entre outros cultivos. Todos estes com o proposito de mostrar que é possível produzir toda essa diversidade fazendo uso de recursos naturais sustentáveis, possibilitando uma alimentação mais saudável.

Neste mesmo espaço, empresas comprometidas com essa nova Agricultura Regenerativa também tiveram a oportunidade de mostrar as novidades para o setor.

Entre elas: Multiplicação de bactérias Onfarm, repelentes naturais e Biodigestor caseiro para reaproveitar todos os resíduos da cozinha ou da propriedade, gerando gás de cozinha e um biofertilizante como subproduto que retorna pra horta ou qualquer outro cultivo.

Este sistema de Biodigestor oferece uma solução abrangente para o gerenciamento destes resíduos orgânicos e geração de energia renovável, sendo ideal para instalação em qualquer residência ou escolas e creches. O modelo apresentado é oriundo de Israel, que detém a patente internacional do equipamento que já está presente em mais de 100 países possui certificação de segurança internacional.

Foi uma feira diferente dentre todas que já tivemos a oportunidade de participar, levando novas tecnologias e oportunidades ao pequeno e médio produtor do RS que tem se mostrado aberto a esse novo manejo tão necessário para se trazer alimentos cada vez mais saudáveis ao consumidor final.

Foi um privilégio para mim poder compartilhar um pouco desse conhecimento que já e utilizado no nosso município, com os visitantes da feira.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: