Jornal Nova Geração

OPINIÃO

35 anos de Nossa Senhora Rosa Mística

Venerar a Santíssima Virgem Maria, sob o título de Rosa Mística, é um costume muito antigo

A devoção de Nossa Senhora Rosa Mística, em nossa Paróquia Santo Antônio, completa 35 anos. Em agosto do ano mariano de 1988, o pároco Pe. Hilário Braun, e os vigários Pe. Jacinto Inácio Flach e Pe. Pedro Neori Thaisen abençoam a imagem de Maria Rosa Mística colocada com devoção na gruta construída entre as árvores atrás do Centro Comunitário Cristo Rei. Atualmente a imagem original se encontra em um novo oratório, ao lado do mesmo centro comunitário.

Venerar a Santíssima Virgem Maria, sob o título de Rosa Mística, é um costume muito antigo. Há registros que o cristão Célio Sedúlio, no século 5, referiu-se a Maria em um poema como uma “rosa entre espinhos”. As igrejas do oriente, após o ano 431, no hino Akathistos, já cantavam a invocação: “Ave, ó rosa de vida ilibada”. A Ladainha de Nossa Senhora (Lauretana), cantada solenemente pela primeira vez em 1531, tem entre os títulos marianos, recorda a expressão “Rosa Mística”. No santuário alemão de Santa Maria de Rosenberg (diocese de Speyer), há um quadro de 1738 que retrata Maria como “Rosa Mística”. São John Henry Newman, que viveu entre 1801-1890, escreveu: “Maria é a flor mais linda já vista no mundo espiritual. Ela é a Rainha das flores espirituais; e, portanto, é chamada de Rosa, pois a rosa é chamada de todas as flores a mais bela. Mas, além disso, ela é a Rosa Mística ou Oculta, pois mística significa oculta.”

Existem ainda as aparições em Montichiari, iniciadas em 1947, na diocese italiana de Brescia, onde Maria é venerada como “Rosa Mística e Mãe da Igreja”. Em uma das aparições, Maria tem três rosas no peito e pede “Oração, Sacrifício e Penitência”. As rosas na imagem de Maria Rosa Mística representam três ações concretas pelas vocações, especialmente dos diáconos, padres, bispos, religiosos e religiosas: a rosa branca expressa a necessidade da oração, a rosa vermelha convida a realizar pequenos sacrifícios agradáveis a Deus, e a rosa dourada recorda da importância da penitência e conversão dos pecadores.

A devoção por Nossa Senhora Rosa Mística une todas as comunidades de nossa paróquia sob o manto de Nossa Senhora. Convido a todos a viver e rezar o hino que sempre cantamos:

Rosa branca, rosa vermelha, rosa dourada.
Rosa Mística, Maria Imaculada.
Rosa branca, rosa vermelha, rosa dourada.
Todas as rosas nós ofertamos, à nossa Mãe amada.
Queremos rezar o rosário, como pediu a Mãe do céu,
pela conversão dos homens e o perdão do pecador.
Queremos rezar o rosário, como pediu a Mãe do céu,
Pela paz no mundo inteiro e a vitória do amor”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: