Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

A atual Igreja Luterana foi inaugurada em 1970

A principal alteração aconteceu na parte externa do templo, que recebeu remodelação na sua torre e em seu formato original, de 1926

A atual igreja teve suas portas abertas no dia 31 de outubro de 1970 pelo então Pastor Presidente da IECLB Karl Gottschald.

A principal alteração aconteceu na parte externa do templo, que recebeu remodelação na sua torre e em seu formato original, de 1926.

O destaque interno se deu na nova estética do altar, em que uma parede de mosaico colorido simboliza a união de cada indivíduo na comunidade, sob a grande cruz que representa Cristo.


A reforma da Igreja Luterana em 2006

Entre janeiro e agosto de 2006, o templo-sede da Comunidade Evangélica Luterana de Estrela passou mais uma vez por significativa reforma. Os trabalhos foram coordenados pelo Pastor Marcos Bechert.

Durante os meses que se seguiram, houve reparos nas partes externas e internas, como colocação de novo telhado, troca de parquet por piso, nova fiação elétrica, nova iluminação e lustres, instalação de ar-condicionado, bancos estofados e renovação de pintura.

O valor angariado para o custeio da reforma veio de doações espontâneas das famílias luteranas e da arrecadação anual do Festival do Chucrute. A reinauguração do templo luterano ocorreu em 27 de agosto de 2006.


Fecomércio presta homenagem póstuma a Luiz Roque Schwertner

O ex-presidente do Sindilojas VT, Luiz Roque Schwertner foi um dos dez nomes que receberam homenagem póstuma da Fecomércio-RS por sua contribuição à entidade e ao setor do comércio.

A distinção foi entregue pelo presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, à viúva de Schwertner – Mariza, e foi acompanhada pelo atual presidente do sindicato, Giraldo Sandri, e sua esposa Lovaine, vice-presidente Francisco Weimer e pela executiva Rejane Maria Horn.

“O legado que fica não é somente para o comércio de bens, serviços e turismo, mas para todos que com eles conviveram, pois foram líderes marcantes nos movimentos necessários para construirmos um Rio Grande melhor”, falou Bohn.


Grupo Caminhando Juntos

O Grupo Caminhando Juntos, ligado à Comunidade Luterana de Estrela, reúne-se mensalmente com idosos para diversas atividades: pregação do Pastor Ademar Giese, dança sênior e chá.

Realiza viagens para prestigiar outros grupos de idosos e excursões para diversas localidades. Participa do Festival do Chucrute com apresentações de danças folclóricas alemãs.

A coordenação é composta pelas senhoras: Ivone Ströer, Renati Giese, Marli Eidelwein e Lilian Fleck Lengler.


Exposição em homenagem aos 21 anos da EEEPE no Memorial de Estrela

Na manhã de sábado (29), ocorreu a abertura da mostra em homenagem aos 21 anos de atuação da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela – EEEPE, no Memorial de Estrela.

No novíssimo século XXI, em 29 de abril de 2002, nasceu a Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, a EEEPE. Quantos nomes passaram pelo educandário? muitos profissionais formados!!! O espírito criativo e inovador fundiu-se à tradição, tornando a Escola Profissional referência única na região. Neste ano de 2023, completam-se incríveis 21 anos desta instituição escolar, herdeira de um legado de ensino técnico no município. Congratulações.


Antiga Escola Beija Flor

A antiga Escola Beija Flor, estava localizada ao lado da Igreja Luterana, onde atualmente está situado o Salão Comunitário no distrito de Costão.

A foto que foi doada ao Memorial de Estrela por Suzete Schüler, pertencia a sua avó Elvira Schüler que estudou no educandário no início do século XX.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: