Jornal Nova Geração

365 VEZES NO VALE

A barragem símbolo das belezas de Bom Retiro do Sul

Amplo gramado às margens da água convida para o descanso e contemplação da natureza na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul

Uma obra da engenharia hidráulica se transformou no cartão-postal, ponto turístico mais difundido e sede dos principais eventos de Bom Retiro do Sul. A famosa Barragem Eclusa é muito mais que uma estrutura gigantesca. Evidencia a beleza do manancial no município conhecido como Pesqueiro do Vale.

Construída para represar a água e aumentar o nível do rio Taquari, a Barragem Eclusa foi inaugurada em outubro de 1976. Com ela passou a ser possível navegar pelas águas do Vale.
Além de cumprir essa missão por mais de 40 anos, o local passou a ser muito visitado pelos curiosos que queriam ver de perto a represa com seus 120 metros de comprimento e 17 metros de altura.

De tão grande, pode ser vista de vários pontos da cidade. O sol se pondo ao fundo rende cenário digno de filmes. Está entre os entardeceres mais lindos do Vale do Taquari.
Atualmente, nas proximidades da barragem, o visitante encontra o lindo gramado para curtir a brisa que vem das águas. Um balanço “instagramável” permite diversão e bons cliques fotográficos.

Quem tiver sorte, pode até acompanhar a chegada das embarcações e o processo de nivelação das comportas para que o barco siga viagem.

Atualmente a barragem está aberta ao público das 13h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 18h nos sábados, domingos e feriados. O acesso é gratuito.

Além da visitação, a barragem é lembrada por sediar o Natal nas Águas com seus shows nacionais que atraem multidões. Também é palco de eventos religiosos como a missa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, em fevereiro.

Por isso e muito mais, a barragem eclusa é um patrimônio de Bom Retiro do Sul. No QR Code abaixo, o 365 vezes no vale tem um vídeo completo desse destino imperdível.


Repost no 365

A Maria Gabriela Morim Rodrigues (@gabii_morim) mostra um dos cenários pouco conhecidos na Lagoa da Harmonia. É o mirante localizado a quase 600 metros de altura, junto do complexo turístico natural de Teutônia.


DICA DA SEMANA

O Mirante Bixo do Mato de Muçum organiza o Jantar dos Namorados para o dia 10 de junho. O cardápio diferenciado terá saladas, polenta brostulada, queijo colonial, risotos, massas, parrilha e sobremesa. Custo de R$ 210 por casal. A banda Mistura Fina interpreta o melhor do pop rock e clássicas na noite romântica. Mais informações pelo (51) 99767-9121.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: