Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Abram alas: o Carnaval de rua está de volta

“Era Uma Vez em Estrela” e “Salve, salve Bom Retiro, viva as mulheres tua história” marcam o retorno das escolas Renascer do Samba e Inhandava. Festejos prometem reunir mais de 300 componentes para os desfiles de uma das tradições mais populares do país

Componentes das escolas participam de forma ativa das montagens de alegorias.

Após dois anos de silêncio durante o Carnaval, as escolas de samba preparam as fantasias, montam roupas com plumas e brilhos, restauram carros alegóricos e ensaiam ao som do samba-enredo. Com a saudade de passar pelas ruas e avenidas das cidades, a partir de sexta-feira, 17, os carnavalescos voltam prontos para a folia.

No ano em que comemora 40 anos de história e tradição, a Escola de Samba Inhandava também volta às ruas para celebração do Carnaval. Neste ano, cerca de 200 integrantes levam pela avenida bom-retirense a memória de mulheres que marcam a evolução do município. Com o tema “Salve, salve Bom Retiro, viva as mulheres da tua história”, o objetivo é homenagear figura femininas que dedicaram a vida por Bom Retiro do Sul e destacar a importância feminina no desenvolvimento da cidade.

Considerado um dos carnavais de mais expressão no Vale do Taquari, a escola se prepara para receber grande público e expressar o amor pela festa popular. “O desfile de rua de daqui sempre foi muito procurado pelos espectadores da região, para ver a essência e a paixão que colocamos ao entrar na avenida. E é isso que irão ver, muita alegria, respeito e diversidade”, destaca o presidente Bruno Petry.

Ele relata que, apesar de o grupo sentir falta de estar na rua durante o período de pandemia, a paixão pelo samba e pelo Carnaval não desapareceu. No entanto, percebem que é o momento certo para retornar às manifestações culturais com segurança. Durante o período sem atividades carnavalescas, a escola participou de várias ações culturais e de cunho social. Além disso, a tradicional Gincana Inhandava foi retomada em 2022.

“Nesse aniversário de 40 anos, queremos comemorar muito. É muito bom fazer isso na avenina e resgatar o amor que muitas pessoas da nossa cidade já tiveram pela Inhandava. Continuaremos usando nossa paixão para reerguer essa tradição e resgatar os tempos áureos do Carnaval no Vale do Taquari”, afirma Petry.

Festa da alegria e da diversidade

“Vamos espalhar contos pela avenida”, afirma a presidente da Escola Renascer do Samba, Adriana Vidal. Com sensação de frio na barriga e muita expectativa, ela trabalhou até o último dia na confecção das roupas e fantasias. Com a pistola de cola-quente na mão, encaixou cada pluma e cada adereço nas fantasias. Segundo Adriana, agora só falta ir para a avenida, que será a Rua da Escadaria.

Além dos contos a serem contados durante o desfile, a presidente destaca que neste ano a escola não entrará com o samba-enredo, mas sim com uma música conhecida pela sociedade. “O público vai cantar conosco e participar ativamente”, destaca. Ela também ressalta que pessoas de todas as localidades de Estrela estão envolvidas no processo criativo e no desfile.

O objetivo é que os contos possam representar todos os “reis” e “rainhas” que participam do Carnaval. Adriana salienta que neste ano, a comissão de frente também é composta por uma mulher transsexual e ressalta a importância da diversidade na festa celebrada pelo povo. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas vejam que é um período de elevar a autoestima, de todos perceberam que podem ser reis e rainhas. Aqui não existe distinção”, afirma.

Desfile integrado

Ambas escolas de samba vão desfilar nas duas cidades. O bloco do Palhaços, de Lajeado, e a Escola Muleke Atrevido, de Encantado, compõem os shows nas avenidas. O objetivo dos carnavalescos é fazer com o que a chama da festa mais popular não apague mais e resgatar a festa no Vale do Taquari.

Programação:

Sexta-feira, dia 17: Bom Retiro do Sul
• Bloco dos Palhaços
• Escola Renascer do Samba
• Escola Muleke Atrevido
• Escola de Samba Inhandava
Sábado, dia 18: Estrela
• Escola Renascer do Samba
• Escola de Samba Inhandava
• Escola Muleke Atrevido

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: