Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Ações de conscientização contra o câncer de mama marcam Outubro Rosa

Em Bom Retiro do Sul, programação voltada às mulheres agiliza marcação de exames preventivos nas unidades de saúde. Em Estrela, Sábado Rosa oferece atividades de autocuidado

Crédito: Karine Pinheiro

O início do mês de outubro alerta para as ações relacionadas à prevenção do câncer de mama. As programações alusivas ao Outubro Rosa mobilizam a comunidade e entidades que divulgam a necessidade de cuidados prévios à doença. Na microrregião, as campanhas de conscientização oferecem atividades como marcação de exames e oficinas de autocuidado ao público feminino.

As ações culminam em alertar a população sobre a importância de manter a regularidade das consultas médicas, bem como esclarecem dúvidas acerca do assunto. Com extensa programação durante o mês, a Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul tem como objetivo marcar exames para todas as mulheres que participarem das atividades.

As atividades se estendem até 25 de outubro. Neste período, o secretário Rodrigo Rodrigues destaca que a expectativa é encaminhar cerca de 120 mamografias, 250 exames citopatológicos e disponibilizar mais de 300 testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Além disso, a campanha avança às indústrias no município.

“Queremos atender pelo menos 50 pessoas em duas grandes empresas daqui. Essas ações são importantes porque, além de elas compreenderem a importância da prevenção, os exames já ficam garantidos. Aproxima a comunidade para fazer o que é necessário”, avalia Rodrigues. Em média, a pasta oferece cerca de 40 mamografias ao mês.

Sábado Rosa

Estrela promove um dia totalmente voltado ao tema. O Sábado Rosa está marcado para 21 de outubro, com atividades nas unidades de saúde Central e Boa União. O evento é aberto ao público feminino e para participar basta apresentar documento com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos exames disponibilizados, o objetivo é compartilhar informações sobre câncer de mama e de colo do útero.

A enfermeira Nadine Schuck ressalta que não é necessário fazer agendamento prévio. “Vamos atender todas as demandas. No ano anterior, mais de 40 mulheres fizeram o exame Papanicolau e mamografias. Com o avanço dessas informações, conseguimos proporcionar maior acesso a esses serviços de saúde”, explica.

Os procedimentos são oferecidos de forma gratuita e todas as unidades do município contam com enfermeiros e ginecologistas. Na avaliação de Nadine, o aumento de exames preventivos e de diagnósticos precoces reduz a mortalidade causada pela doença.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, que apoia o evento, também organiza outras atividades. Ações informativas e virtuais com profissionais de saúde e mulheres que tiveram câncer de mama são promovidas pela entidade. A presidente Anelise Hausmann destaca o evento com o público assistido pela Liga e uma atividade no ginásio Ito Snel para as famílias que seguem abrigadas no local.

Ações do Outubro Rosa

Em Estrela:
Sábado Rosa, dia 21 de outubro
UBS Central e Boa União, das 8h às 12h
Agendamentos de mamografia
Testes rápidos de IST’s
Exames citopatológicos
Orientações para o autoexame da mama
Vacinas
Orientações sobre saúde da mulher

Em Bom Retiro do Sul:
Evento para crianças e mulheres, dia 14 de outubro
A partir das 14h no espaço Mais Cultura, Parque Pôr do Sol
Viva Mulher, dias 14 e 21 de outubro
Das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde
Oficina de Autocuidado + Saúde da Mulher, dia 25 de outubro

Em Teutônia:
Show Coral, cantando o Outubro Rosa 2023
A partir das 20h na Associação da Água de Teutônia
3° Caminhada pela vida, dia 22 de outubro
A partir das 15h, com venda de produtos da Liga de Combate ao Câncer

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: