Jornal Nova Geração

Ações marcam Setembro Amarelo em Estrela

Programação especial tratará do suicídio (Divulgação/ Prefeitura de Estrela)

Estrela prepara uma programação especial para marcar o ‘Setembro Amarelo’, que desde 2018 está no calendário oficial do município, e têm por objetivo conscientizar a comunidade sobre a atenção necessária ao suicídio. Os eventos são promovidos pelas secretarias Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Saúde.

A psicóloga Beatriz Souza Iochims, que está à frente das ações, revela que o suicídio é uma doença silenciosa, que dá sinais de sua manifestação em quem passa pelo sofrimento, e que sobretudo, pode ser evitada. “O importante é saber falar disso. Quando se tem alguém próximo que está em sofrimento não é possível fazer comparações entre situações. As pessoas que tentam o suicídio não têm vontade de morrer, mas sim, de acabar com o sofrimento”, alerta Beatriz.

Por meio da parceria, a Secel instalou em cinco pontos diferentes do município, uma decoração especial, evidenciando o amarelo, cor que simboliza a causa. Segundo a secretária Especial de Cultura, Esporte e Lazer, Carine Schwingel, o tema precisa ser exposto de alguma forma. “Por isso estamos em parceria com esta programação, criando espaços de reflexão, por meio da decoração especial instalada no município”, diz.

Além da mobilização com as secretarias municipais, a psicóloga Beatriz realizará eventos presenciais de discussão. Serão seis palestras gratuitas, em algumas comunidades, para orientar. Na próxima sexta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, a psicóloga Beatriz Iochims montará um posto de atendimento na Praça Menna Barreto, no Centro. Das 13h30min às 16h30min, ela vai orientar de forma gratuita, quem procurar mais informações sobre a prevenção ao suicídio. “Tratar destes temas é muito importante, ainda mais neste momento de pandemia, em que doenças como depressão e ansiedade estão afetando praticamente todas as famílias”, reforça Carine.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: