Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Adotei um pet idoso, e agora?

Ao contrário do que se pensa, adotar um cão ou gato idoso é muito reconfortante, tanto para ti quanto para este ser, que por algum tempo, buscou por um lar amoroso.

Primeiramente, é preciso que todos os membros da casa concordem com esta adoção especial, já que a partir de agora, todos viverão na chamada família multiespécie. Após o entendimento e escolha do animal, é importante que o ambiente em que ele passará a viver esteja preparado para ele, como por exemplo, telas nas janelas para gatos, comedouro, bebedouro, cama confortável, mantinha para o inverno, brinquedos, etc.

Importante salientar que, cada caso é um caso, e aqui estaremos abordando de forma geral tais cuidados. No caso de gatos, as telas nas janelas devem ser colocadas tanto em apartamento, como em casas. Camas, o ideal é que seja levemente levantada do solo, bom tamanho, macia, cuidando das articulações de nosso vovô canino. Já os felinos, gostam de ver o mundo de cima naquele lugarzinho ao sol que eles tanto amam.

Leve-o para sua casa, deixe-o se sentir parte dela, confortavelmente e sossegado, para que as mudanças que estão acontecendo sejam bem vindas. Ao leva-los a uma clínica, faça exames. Para gatos, testes para FIV ou Vírus da Imunodeficiência Felina e FeLV, Vírus da Leucemia Felina. Ambas as doenças não tem cura, mas para FeLV há vacina. Exames de sangue, ultrassom ou raio-x também são bem vindos conforme o quadro clínico.

Para cães, os exames também são recomendados, pois a partir destes, saberemos se o cão já apresenta algum indicativo que poderemos melhorar em sua saúde para um melhor convívio. Tendo os exames clínicos feitos pelo médico veterinário de sua confiança, saberemos agora como vamos alimentá-los corretamente.

No caso de cães com mais de sete anos, tu escolherás pela alimentação industrializada sênior. Mas se este tiver alguma questão de saúde, como por exemplo, obesidade, o alimento industrializado será terapêutico para ajudar na perda de peso; No caso de gatos, temos a ração seca e úmida. Na nutrição, temos a oportunidade de escolhermos entre alimentos industrializados ou natural, ambos nutricionalmente balanceados.

E os endo e ectoparasitas? No tratamento para ectoparasitas, como pulgas e carrapatos dependerá da quantidade destes que está presente. Apenas um simples banho poderá ajudar neste quesito; se não, o seu médico veterinário poderá lhe ajudar indicando o melhor produto pulgicida e carrapaticida. Em se tratando de endoparasitas, os vermes, observação das fezes é feita ou exame coproparasitológico. Este, indica a presença de vermes e/ou protozoários causadores de doenças intestinais graves. Dessa forma, o remédio certo (vermífugo) será ministrado.

Tudo bem caro leitor, tu deves estar te perguntando, “mas com tantos cuidados, será que vale a pena adotar um cão ou gato idoso?” A resposta estará em teu coração.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: