Jornal Nova Geração

ENTRE OS MELHORES

AECA encerra Sul-Americano com 12 medalhas

O Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade encerrou no domingo, em Lagoa Santa, Minas Gerais

Equipe do Vale ajudou a Seleção Brasileira e terminar no primeiro lugar o Campeonato Sul-Americano (Foto: Divulgação)

O Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade encerrou no domingo, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Neste ano, a Seleção Brasileira contou com quatro atletas da Associação de Ecologia e Canoagem – Aeca, equipe do Vale do Taquari. Ao fim dos três dias de provas, os representantes da região ajudaram o Brasil a conquistar o 1º lugar no ranking da América do Sul.

Os quatro atletas conquistaram juntos 12 medalhas na principal competição do continente. Helena Luciano conquistou três pratas, Gabriela Oestrae duas pratas, Cristian de Almeida um bronze e Calebe de Almeida, o grande destaque, duas pratas e quatro bronzes.

O bom resultado no Sul-Americano vem na esteira da participação no Campeonato Brasileiro, também repleto de medalhas, quando a Aeca ficou com o sexto lugar geral. “Para nós é um feito muito grande, eleva o nível técnico da equipe termos atletas representando a Seleção Brasileira”, destaca o presidente Marco Edson Carvalho da Silva.

Além das medalhas, os atletas retornam à região com bolsas para o incentivo ao esporte. “É um recurso que entra do governo federal para poder manter o atleta no esporte. A gente também mantém uma equipe forte, é uma prova do nosso crescimento.”, diz.

Na reta final da temporada, uma vez que restam apenas etapas do Campeonato Gaúcho para serem disputadas, a Aeca comprova a força da canoagem regional. A equipe encerra 2023 como a melhor do Rio Grande do Sul, a sexta melhor do Brasil e com medalhas no Sul-Americano. “Nosso esporte está muito bem e precisa se fortalecer ainda mais, buscamos cada vez mais alunos para projetar a Aeca em todos estes cenários.”

Conquistas da Aeca

Prata
Helena Luciano – K4 1000m Menor, K4 2000m Menor e K2 2000m Menor
Gabriela Oestrae – K4 1000m Cadete e K4 500m Cadete
Calebe de Almeida – K4 2000m Menor e K1 2000m Menor

Bronze
Calebe de Almeida – K1 1000m Menor, K2 1000m Menor, K4 1000m Menor e K2 2000m Menor
Cristian de Almeida – K2 2000m Menor

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: