Jornal Nova Geração

Agentes sanitários vistoriam cemitério como prevenção ao mosquito da dengue

(Foto: Arquivo)

Agentes sanitários da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 7, no Cemitério Municipal, uma ação de fiscalização para eliminar possíveis locais com acúmulo de água, que potencializam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

No local foram vistoriadas todas as sepulturas. Em algumas foram encontrados alguns plásticos e recipientes com acúmulo de água. Em alguns, larvas foram encontradas. Após a coleta do material a água acumulada foi removida.

Com casos suspeitos, o município está empenhado em ampliar as ações de fiscalização, monitoramento e combate, com o apoio da população. O apelo vem do prefeito Edmilson Busatto, em vídeo divulgado na terça-feira, dia 6, na página oficial do município no Facebook.

Um plano de ação foi traçado pela administração e já está em execução, envolvendo todas as secretarias municipais. As secretarias de Agricultura e Obras farão mutirões para recolher entulhos nas vias públicas e ampliar a limpeza urbana.

Secretaria da Saúde, agentes comunitários de saúde e da vigilância sanitária irão ampliar a fiscalização em locais públicos e também nas residências, com o objetivo de eliminar qualquer local que possa acumular água, condição que permite a proliferação de larvas do mosquito da dengue.

“Temos o desafio da Covid e agora temos também os desafios da dengue. Pedimos a participação efetiva da população para que possamos juntos enfrentar estas situações. É fundamental que cada um faça a verificação na sua casa, no seu pátio e elimine qualquer local que possa ter água parada. O cuidado tem que ser doméstico e, com a colaboração de todos, iremos manter o município longe dos perigos da dengue”, reforçou Edmilson.

Plano de ação:

– Mapeamento e fiscalização das residências com casos suspeitos de dengue;

– Fiscalização in loco num raio de 150 metros de possíveis focos ou casos que vierem a ser confirmados;

– Mobilização de todos os servidores municipais para atuarem no combate ao Aedes Aegypti;

– Ações públicas de orientação, conscientização, fiscalização e recolhimento de lixo;

– Aquisição de agentes biológicos para efetivo combate ao mosquito da dengue.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: