Jornal Nova Geração

ESTIAGEM

Agricultores fazem ato por auxílio federal em Estrela

Mobilização iniciou às 9h em frente ao Banco do Brasil, no Centro da cidade. São esperadas até 200 pessoas

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Agricultores da região foram às ruas na manhã desta quarta-feira, 19, para pressionar o governo federal por medidas mais efetivas no combate à estiagem. As manifestações se concentram em frente ao Banco do Brasil, no Centro de Estrela. A Rua Borges de Medeiros foi bloqueada. A mobilização iniciou às 9h. São esperadas até 200 pessoas. Por volta das 9h30 cerca de 50 participavam. O protesto deve seguir até o início desta tarde.

A mobilização ocorre em todo o estado e é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), das regionais sindicais e dos sindicatos dos trabalhadores rurais dos municípios. Os locais escolhidos são estratégicos para que a categoria chame atenção das autoridades.

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Principais reivindicações

A pauta da categoria conta com diversas reivindicações, como o fortalecimento dos estoques de milho e subsídio de 30% para o produtor que adquirir o produto nos armazéns credenciados.

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Outra medida defendida é a implementação de uma linha de crédito emergencial, com teto de financiamento de até R$ 50 mil por produtor, prazo de reembolso de até 10 anos e bônus de adimplência de 30%.

Enquanto as mobilizações acontecerão no RS, uma comitiva de representantes da Fetag está em Brasília para nova rodada de negociações com o governo federal e reuniões com a bancada gaúcha para sensibilização dos parlamentares.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: