Jornal Nova Geração

VALE EM ALERTA

Alerta para possíveis cheias volta a preocupar região

Volume de chuva no fim desta semana deve chegar aos 150mm no Vale do Taquari. Nas cabeceiras, a quantidade pode alcançar os 200mm

Enchente em setembro foi o maior desastre natural na história do Vale do Taquari (Foto: Aldo Lopes/Arquivo A Hora)

A previsão de dias chuvosos para a segunda quinzena de novembro aumenta a preocupação com a possibilidade de novas cheias na região. As precipitações registradas no fim de semana passado e em alguns períodos dessa semana causaram menores transtornos, como fechamento de vias.

Segundo a Metsul Meteorologia, existe a possibilidade de impactos significativos para a população, uma vez que ainda há volumes de chuva previstos para o fim desta semana. O instituto emitiu um alerta na quarta-feira, 15, para um elevado risco de cheias em rios que cortam os vales, como o Taquari. “O que preocupa muito é que os volumes excessivos a extremos de chuva devem se dar sobre as nascentes dos principais rios da Metade Norte gaúcha”, diz o comunicado.

Os maiores volumes de chuva, na previsão da Metsul, devem ocorrer entre sexta, 17, e sábado, 18. O acumulado em Estrela deve se aproximar de 150mm. Na região das cabeceiras do Taquari, entre a quinta e o sábado, a soma pode alcançar os 200mm. A partir da próxima quarta-feira, 22, a instabilidade retorna ao Vale para um período de pelo menos mais cinco dias chuvosos.

A meteorologista do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Maria Angélica Gonçalves Cardoso, explica que os efeitos do fenômeno El Niño devem atingir o auge entre dezembro e janeiro. “Estamos em uma primavera bem chuvosa, e a previsão é de chuva acima da média em novembro e dezembro.”

Ela pontua que mesmo com os volumes mais significativos, sobretudo na região Norte do estado, na divisa com Santa Catarina, o cenário do início de setembro não deve se repetir. “É uma chuva que pode causar temporais com rajadas de vento e raios.” Mesmo assim, não está descartado o aumento no nível dos rios e arroios da região.

Marcas do rio

O Rio Taquari alcançou o nível de 16,17m na terça-feira, 14, maior volume registrado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ao longo da semana na régua localizada no Porto de Estrela. Ocorreu também o aumento nos volumes dos arroios Estrela e Boa Vista.

Os 18 pontos onde ocorrem os primeiros bloqueios de vias foram monitorados pelo Departamento de Trânsito, que interrompeu quatro deles: as estradas municipais Toca do Leão, na Linha Figueira; Boa Vista, na Linha São José; Nicolau Teobaldo Hoss, em Novo Paraíso; e da Saibreira.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: