Jornal Nova Geração

ESTRELA

Alunas se destacam na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Ao todo, no Vale do Taquari, a 16ª OBMEP premiou 70 alunos, cinco professores e duas escolas públicas

Estrela é um dos destaques do Vale do Taquari na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Na premiação, entregue no último dia 25 de junho, no anfiteatro da Unisinos, em São Leopoldo, as alunas Thailiny do Nascimento Blume, 13, e Jade Tilwitz, 13, ambas do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arnaldo José Diel, da Linha Lenz, interior do município, foram contempladas. As professoras Grasiela Johann, da Emef Arnaldo José Diel, e Simone Noll, da Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, também foram condecoradas. Ao todo, no Vale do Taquari, a edição premiou 70 alunos, cinco professores e duas escolas públicas.

Dedicação

Foi a segunda participação de Jade na Olimpíada, que assim como a colega de turma havia participado do evento em 2020. “Gosto muito de matemática, mas não faço nada de exagerado, acredito. Talvez tenha mais facilidades, mas é porque sei que, como em tudo, é preciso estudar, se dedicar, ter muita atenção, principalmente na hora do aprendizado”, diz a medalhista de prata.

Thailiny ressalta que gosta muito de números e tudo aquilo que envolve eles, assim como o ensino. “Por isso aposto muito que vou ser professora. Não sei se de matemática ou de outra área, inclusive da educação infantil, que também admiro muito. Sei é que desejo muito um dia poder ensinar.”

Grasiela Johann, professora das duas alunas , avalia que a matemática é mais um tabu do que uma dificuldade. “Muitos alunos justificam certa dificuldade ou não gostarem muito porque ouviram seus pais e avós um dia dizerem o mesmo”, explica.

Ela afirma que a matemática não é algo tão simples e fácil de ser compreendida como outras áreas, mas que depois de derrubada uma espécie de barreira que existe, até de certa forma preconceituosa, ela se torna mais fácil, legal e divertida. “Como em muitas áreas é preciso dedicação, estudo, rever as atividades e tirar dúvidas, o que para muitos alunos soa como algo trabalhoso. Não é o caso destas duas alunas premiadas, que se mostram sempre muito dedicadas, atentas, que correm atrás, não levam dúvidas para casa, e mesmo em casa têm apoio das suas famílias em tudo, o que também colabora muito.”

Sobre a Olimpíada

A OBMEP é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estudantes do Ensino Médio, professores, escolas públicas e privadas, bem como secretarias de educação. A Olimpíada é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: