Jornal Nova Geração

ESTRELA

Alunos buscam integrar aprendizado acadêmico com necessidades da comunidade

Maioria dos entrevistados sustenta a necessidade de aprimorar o transporte público

Alunos da Faculdade La Salle Estrela desenvolveram projetos atrelados os anseios da comunidade regional. Entre as necessidades apresentadas pelas mil pessoas ouvidas, estão o aprimoramento da iluminação pública, construção de reservatórios de água, monitoramento dos ônibus urbanos e até um banco de Leite Humano.

O professor orientador do Projeto Profissional Integrador, Paulo Gustavo Sehn, ressalta que todas as ideias são executáveis. Algumas aprimoram projetos já existentes e outras implementam ações ainda sem precedentes no Vale do Taquari. “Os 30 alunos trabalharam durante todo o semestre para estruturar as propostas. Embora as aulas ocorram em Estrela, cada grupo buscou as necessidades de sua cidade”, declarou.

Conforme a pesquisa, mais de 600 pessoas relataram a importância do monitoramento dos ônibus. O projeto consiste em criar um aplicativo onde conste a localização só transporte público em tempo real. “O público quer saber se o ônibus já passou, se está chegando, enfim, qual é a posição do transporte, para que possa se organizar.”

Banco de Leite Humano para o Vale do Taquari

Foi com o nascimento da Manuela, no ano passado, que Micheli Sangaletti, 32 anos, percebeu a necessidade de um Banco de Leite Humano (BLH) no Vale do Taquari. “Minha filha não conseguia mamar tudo. Eu precisava ordenhar no mínimo duas vezes ao dia e esse leite eu acabava jogando fora”, conta a aluna do curso de Tecnologia em Agronegócio. Quando buscou por um BLH na região, Micheli soube que havia apenas em Porto Alegre.

“Iniciamos o trabalho com base em projetos de gestão. Fizemos uma pesquisa de mercado para ver a opinião das atuais e futuras mamães. 98% delas responderam que seriam doadoras”, explica. Por meio das pesquisas, Micheli tomou conhecimento do BLH da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Assim, ela pode sanar as dúvidas, para alinhar o projeto. “Se todos os prefeitos e diretores dos hospitais da região unissem forças, um banco de leite poderia suprir essa alimentação às crianças da neonatal, já que nenhum alimento substitui o leite materno.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: