Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Alunos conquistam medalhas em Olimpíada de Matemática

Quatro estudantes de Estrela foram premiados na primeira fase da programação. Discentes de Teutônia, Colinas e Imigrante também foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze. Provas da segunda etapa ocorrem em outubro

Alunos premiados de Colinas representam a Emef Ipiranga. Crédito: Divulgação

A cerimônia de alunos premiados durante a primeira fase da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) ocorreu no sábado, 8, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre. Na oportunidade, estudantes dos municípios de Estrela, Teutônia, Colinas e Imigrante foram agraciados com medalhas de prata e bronze.

Aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Estrela, Igor Augusto Zwirtes recebeu a premiação pelo segundo ano consecutivo. Nesta etapa, o estudante foi agraciado com medalha de prata no nível três da avaliação. Junto a ele, quatro discentes receberam menção honrosa da organização da olimpíada.

A escola atribui isso ao eixo de ensino focado nas áreas de exatas e tecnologia. A diretora Sirlei Lohmann destaca que o aluno possui um histórico de participação desde o Ensino Fundamental. Além disso, ela aponta que a Obmep proporciona outras oportunidades a quem participa.
“A participação dos alunos cresce a cada ano. Com isso, caso sejam premiados, eles têm meios para participar de programas de iniciação científica. É um orgulho para o Médio Estrela que o Igor e os demais alunos estudem aqui. E torcemos que ele possa nos trazer o ouro também”, comenta Sirlei.

No município de Colinas, a aluna Isadora Klein Diehl também foi agraciada pelo segundo ano consecutivo com medalha de prata. Junto a ela, o colega Bruno Augusto Breidenbach representou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ipiranga com medalha de bronze. A diretora Fernanda Huppes ressalta que, além da premiação, a disciplina garante que os estudantes sejam bem inseridos no convívio social.

A olimpíada

Com objetivo de estimular o estudo na área de exatas e identificar talentos na matemática, a Obmep surgiu em 2005. As provas são direcionadas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2022, mais de 3,4 mil alunos foram agraciados com medalhas ou receberam menção honrosa no Rio Grande do Sul.

A divulgação dos classificados para a segunda etapa está prevista para 2 de agosto. As provas ocorrem em 7 de outubro e a divulgação dos premiados está marcada para 20 de dezembro. Os agraciados com a medalha da Obmep podem participar do Programa de Iniciação Científica (PIC).

A iniciativa propicia que o aluno premiado entre em contato com questões no ramo da matemática e amplie seu conhecimento científico, bem como se prepare para um futuro desempenho profissional e acadêmico.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: