Jornal Nova Geração

ESTRELA

Alunos da rede municipal expõem trabalhos na Mostratec

Alunos da rede municipal de Estrela expõem trabalhos na Mostratec

A maior feira de educação da América Latina, neste ano expõe os trabalhos de três grupos de alunos da rede municipal de Estrela. Com atividades desde a tarde de terça-feira, 24, a 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) apresenta ao público, 785 projetos de estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico, e Educação Infantil na Fenac, em Novo Hamburgo. Cerca de 40 mil visitantes são esperados para os três dias de evento.

Entre os trabalhos divulgados está o projeto “Ácaros Predadores: o método sustentável que irá revolucionar a agricultura”. Desenvolvido por alunas do 9º ano da Escola Municipal de Estudo Fundamental Arnaldo José Diel, o estudo identifica os tipos existentes de ácaros predadores e como eliminam as pragas indesejáveis; os prós e contras da utilização desta alternativa e como o método pode ser aplicado de maneira positiva na região.

As alunas explicam que a ideia do tema surgiu por conta da busca por alimentos orgânicos. O uso de agrotóxicos nas plantações, prejudicial a saúde humana, e como apresentar uma solução eficaz para o problema levou ao desenvolvimento do projeto.

Representatividade dos pequenos

As outras duas iniciativas expostas na feira são de alunos de 6º ano das EMEFs Arnaldo José Diel e Cônego Sereno Hugo Wolkmer. O trio de estudantes da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer escolheram a pauta da “Ecolocalização Humana: Investigação Bibliográfica E Sua Aplicabilidade”.

Atualmente 6,5 milhões de brasileiros possuem deficiência visual severa. Por isso, o grupo detalha que o conhecimento da temática é necessário. No estudo, apresentam a conceituação da habilidade de ecolocalização humana e a aplicabilidade em deficientes visuais.

A outra pesquisa exposta, intitulada “Remoção De Ferrugem Com Produtos Caseiros”, dos alunos da EMEF Arnaldo José Diel, tem como objetivo identificar a ferrugem em artigos com presença de ferro e auxiliar na limpeza destas peças. Um dos principais motivos para a remoção de ferrugem é a reutilização e aumento da vida útil do material.

Os jovens pesquisadores comentam que a investigação começou com a curiosidade de explorar um tema que pudesse ajudar a resolver um problema comum nas residências. Com o trabalho, compreenderam como se forma a ferrugem, mas, mais importante, encontraram uma solução caseira para resolver o problema.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: