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Alunos do 4º ano cultivam horta na Emef Santo Antônio

O projeto tem o objetivo de promover vivências relacionadas ao plantio de hortaliças e estimular o cuidado com o meio ambiente

Promover o aprendizado sobre a alimentação e a nutrição é o principal objetivo do projeto implementado pela professora Esther Imhoff Wagner, com a turma do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio, no Bairro Daltro Filho. Desde o início do ano, as crianças plantam salsa, cebolinha, alface, repolho, beterraba e tomate para utilizar na merenda escolar.

A ideia surgiu quando a professora percebeu que havia muito lixo orgânico, como sobras de comida e casca de frutas e verduras. Com isso, decidiu fazer uma composteira, no qual dois alunos levam os resíduos do dia e cobrem com terra ou serragem. Desta forma, as crianças já aprendem a praticar a compostagem em casa. No gramado houve também o plantio de três árvores frutíferas.

Conforme Esther, o local escolhido para a horta foi um terreno onde, em anos anteriores, já funcionava uma horta. Os alunos fizeram a limpeza do local e, semanalmente, todos ajudam a manter o local livre do inço e plantam novas variedades. “Todos ajudam, mas como a turma é grande, alguns ficam lendo na sombra, o que eles também gostam muito”, aponta.

As mudas são compradas no comércio local e a ideia é de que todos os anos alguma professora inicie a limpeza e o plantio no canteiro. Para Esther, o contato dos alunos com a terra, as plantas e hortaliças possibilita estreitar a sua relação com a natureza e contribuir para a conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ambiente. “Acredito que o pouco que aprendem nessa atividade pode incentivá-los a terem sua horta ou ajudar os pais no cultivo de verduras e legumes”, finaliza.

Teoria e prática na rede de ensino

De acordo com a diretora da Emef, Joice Brandt, as crianças aprendem muito com as atividades práticas pois reforçam os conhecimentos adquiridos na teoria. “Nem sempre o estudo teórico na sala de aula é suficiente para que o aluno realmente compreenda o conteúdo abordado. Oferecer formas diferentes de aprender algum conteúdo é importante, pois alguns são mais ‘visuais’, outros aprendem mais com tarefas táteis e práticas, outros por meio da oralidade. Alinhar a teoria e a prática fazem com que o aprendizado ocorra de forma mais significativa e natural”, ressalta.

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