Jornal Nova Geração

ESTRELA

Aos 146 anos, município aposta na força comunitária e na atração de investimentos

Voluntariado e união do povo são destacados por líderes locais como virtudes da cidade, que celebra aniversário de emancipação nesta sexta-feira

default

“O mais importante de Estrela é sua gente”. Enaltecida pelas palavras do prefeito Elmar Schneider, a comunidade celebra nessa sexta-feira, 20, os 146 anos de emancipação política-administrativa. Sua história anda alinhada com o desenvolvimento regional, não à toa a maioria dos municípios do Vale do Taquari se desmembraram dela.

“A região deve muito a Estrela. Grande parte das cidades vizinhas são originárias da nossa terra, do exemplo do trabalho comunitário encorajado e unidade da nossa comunidade. Isso transpassa gerações, se mantém até hoje. Em mais este aniversário, nossa Estrela agradece sua comunidade”, ratifica.

Nascido e criado na Linha Wink, Schneider reitera que a comunidade já havia feito dele vereador e deputado estadual, mas que estar à frente do Executivo era um dos seus sonhos. “Sonhei em ser um homem para servir os outros, eu vou dormir e acordo com essa responsabilidade. É um sonho, realmente. Sou um cara muito feliz, pois eu realizei meu sonho de ser prefeito da cidade que me deu tudo. Eu amo muito Estrela”, diz.

Desenvolvimento

O prefeito visualiza o município em constante desenvolvimento, recuperando-se economicamente e estreitando relações com o Governo do Estado. “Estamos recuperando o que se perdeu na pandemia. Estamos atraindo empresas, a usina de asfalto da CCR ViaSul é um exemplo. Vejo estabilidade e funcionalidade plena em todas as secretarias”, avalia.

De acordo com Schneider, o Executivo atraiu cerca R$ 22 milhões em investimentos. “Nosso relacionamento com o Estado e a União tem feito com que, em 15 meses, tenhamos atraído R$ 22 milhões, porém esse montante exige algumas contrapartidas. Meu compromisso como gestor é, também, não desperdiçar as oportunidades de receber recursos”, explica, justificando os movimentos como fundamentais para atração de empresas e geração de empregos. “O resultado disso é de já termos atraídos 607 novas empresas. Tínhamos 65 empregos negativos, enquanto o último levantamento aponta 1,5 mil novos empregos gerados”, exemplifica.

Embora satisfação com o planejamento, Schneider reconhece ter chegado o momento de olhar internamente para a cidade. “Estrela está em evidência, considero uma das melhores cidades para se morar no Brasil. Nosso povo precisar continuar feliz, por isso vamos olhar pra dentro, temos que trabalhar para reparar alguns problemas que temos, como a sinalização, o passeio público, as praças e lixeiras”, reconhece.

Estrela do futuro

Desafogar o trânsito nos “horários de pico” é um dos objetivos de Schneider, que aposta ser possível a partir da municipalização da Transantarita, compreendida em trecho da ERS-129. “Ela (Transantarita) municipalizada vai nos permitir termos uma entrada e saída de primeira linha, com urbanização e iluminação de última geração, sendo outro ponto importantíssimo de desenvolvimento da cidade”, avalia, além de sinalizar construção de uma ponte com ciclovia no Distrito de Costão, ligando os bairros Boa União e São José e, posteriormente, com Colinas.

O futuro do município, para Schneider, “está dentro de Estrela”, ou seja, na exploração de suas potencialidades. Sendo assim, o Executivo busca aquisição das áreas do Porto e do Aeródromo, atualmente pertencentes ao Estado. “Protocolamos solicitação, à Casa Civil, para trazer o Aeródromo, na São José, ao município, com pedido para a pista ser alongada para 1.250 metros, ficando do tamanho do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. No espaço do Porto, nossa busca está para que a área seja do município em definitivo”, almeja.

Por fim, o prefeito vislumbra Estrela cada dia mais turística e atrativa. “O turismo tem recebido protagonismo. O Caminhos do Vale, às margens da BR-386, é um exemplo, onde o Estado nos propiciou sermos protagonistas. O setor do turismo é uma grande oportunidade para nós, por isso estamos olhando para a Escadaria, o Parque da Lagoa e, agora, a pavimentação até a cascata da Santa Rita. Oportunizar infraestrutura atrai investidores e visitantes, gerando emprego e renda para nossa amada Estrela”.

Legislativo inspirado no povo estrelense

Morador da Linha Delfina, Márcio Mallmann se formou em Porto Alegre e voltar a residir em Estrela foi com objetivo de dar maior qualidade de vida à sua família. “Eu escolhi retornar, pela qualidade de vida dos meus filhos. Estrela é um ótimo lugar para se morar, graças ao seu povo. Nos destacamos pelo voluntariado, as pessoas buscam resolver os problemas e isso inspira, nós, vereadores”, comenta o presidente do Legislativo.

Segundo Mallmann, buscar exemplos na comunidade é um dos exercícios para os titulares da Câmara de Vereadores. “Cada um dos vereadores representa uma parcela do nosso povo, diversificado e, acima de tudo, unido. Nossa meta é nos tratarmos com respeito, pois assim estaremos refletindo nossa gente. Nos inspiramos neles, buscando sempre o diálogo para evoluir. Temos problemas, mas boas perspectivas para melhorar”, frisa, lembrando que as principais sedes e entidades do município são originadas do trabalho comunitário. “Estrela nada mais é que a união de esforço de seu povo”, conclui.

Crescimento acompanhado da Multifeira
A Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela vê o município com amplo destaque para o crescimento econômico da última década, acompanhado do surgimento da Estrela Multifeira. “O momento atual vem acompanhado da Multifeira, iniciada em 2010, no Cristo Rei e, agora, já está no Porto, com uma estrutura cinco vezes maior do que a primeira. Sendo assim, eu vejo que tudo cresceu junto”, analisa o presidente da entidade, Gerson Strehl. Segundo ele, a 8ª edição da feira, prevista para 2023, já está sendo projetada para superar os números do ano passado.

Na visão de Strehl, a necessidade de evolução na mobilidade urbana se faz, justamente, devido ao bom funcionamento do setor econômico. “Se fala muito em nos problemas no trânsito e o centro ‘entupido’, mas é também um reflexo do crescimento, pois há 15 anos não tinha isso. Não deixa de ser um problema, mas é consequente do desenvolvimento, especialmente da classe comercial”, pontua.

Para o presidente da Cacis, Estrela chega aos 146 anos de forma promissora. “Estrela está numa ótima situação, crescendo em infraestrutura, investindo em logística e dando suporte para atração de novas empresas. Com mais empresas, melhora as condições do comércio, dos colaboradores e dos comerciários. O cenário é promissor”, comenta Strehl, destacando importância dos setores atuarem conjuntamente. “Tudo cresce e impulsiona junto. Eu vejo que, cada dia mais, precisamos avançar em parceria, para termos um ciclo virtuoso entre comércio, indústria e agronegócio”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: