Jornal Nova Geração

Apenas serviços essenciais até terça-feira em Estrela

Após a decisão do Governador Eduardo Leite, de colocar todo o Estado em bandeira preta e determinar a suspensão temporária da cogestão no modelo de distanciamento controlado, a Administração Municipal de Estrela publicou, na sexta-feira novo decreto municipal (nº 30/2021), que regula as atividades e impõe regras extras a serem seguidas nos limites do município. Entre estas o fechamento imediato do comércio até a próxima terça-feira, ficando permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis, supermercados e paralelos. O ano letivo na Rede Municipal de Educação, mesmo que de forma remota, também terá início apenas na próxima quarta-feira, quando ocorrerá nova avaliação baseada no contexto local e regional da pandemia.

O prefeito Elmar Schneider realizou mais uma vez uma série de reuniões, entre elas com o Comitê de Gestão Covid, a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis) e outras lideranças, para definir os parâmetros do novo documento regulatório. Este, embasado em partes no que obriga o decreto estadual, mas com avaliação local, impõe restrições extras conforme avaliação de necessidade. “O nosso hospital e também outros da região e Estado estão atuando no limite. Não apenas o número de casos, mas também os de casos de gravidade, e agora envolvendo pessoas mais jovens, está crescendo vertiginosamente. Precisamos de alguma forma tomar medidas que restrinjam a circulação de pessoas para aquilo que de fato não é essencial”, frisa o prefeito.

De forma geral será permitida apenas o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, postos de combustíveis, supermercados e serviços médicos, odontológicos e veterinários de urgência. Açougues, padarias, fruteiras e agropecuárias, com atendimento de um cliente por vez ou tele entrega. Lojas de informática e óticas apenas em casos específicos de fornecimento de insumos e urgências. Restaurantes, lanchonetes, lancherias e bares operarão sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, no sistema de tele entrega, pegue e leve e drive-thru até às 20h, e após apenas tele entrega até às 23h. A indústria poderá operar com 75% da sua capacidade. Os serviços administrativos públicos atenderão de forma remota, cabendo aos secretários municipais a formatação das equipes.

O Plano Emergencial de Atendimento à População, que amplia horários da Unidade Covid do município e que já esteve em funcionamento na quinta e sexta-feira, está mantido. A prestação de serviços e o setor de alimentação sofrem novas restrições. Parques e locais públicos seguirão fechados, assim como é proibida a realização de festas e eventos públicos e privados. E segue-se, conforme determina o decreto estadual, a suspensão geral das atividades na faixa horária das 20h às 5h. À disposição da população, para que se possa sanar dúvidas referentes ao decreto, do que é ou não permitido a partir de agora, está o WhatsApp (51-99512-4775), para atendimento das 8h às 20h. Ações de fiscalização foram realizadas ao longo dos últimos dias e serão repetidas pela Administração Municipal ao longo dos próximos dias. “E seremos rigorosos”, afirma o prefeito. Denúncias poderão ser feitas pelo Disque Vigilância (fones nº 150 e 190). A Administração ficará de sobreaviso para a possível mudança dos protocolos de bandeira preta através da publicação de um novo decreto estadual.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: