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COLINAS

Após perdas na produção, moradores da Linha Leopoldina ficam novamente sem luz

Produtores buscam alternativas desde a tarde desta quarta-feira, 26, para não paralisar os serviços. Na última semana, comunidade registrou 50 horas sem energia

Moradores da Linha Leopoldina sofreram novamente com a falta de energia elétrica. Segundo a população local, a queda de um poste na região, na tarde desta quarta-feira, 26, foi causa de 22 horas sem luz. Na última semana, a comunidade passou cerca de 50 horas sem eletricidade, o que ocasionou protesto em frente à agência de atendimento da RGE Sul, em Lajeado, e uma reunião no Ministério Público em busca de soluções.

São cerca de 20 famílias na localidade que acumulam perdas no trabalho, a maioria com foco na produção leiteira. De acordo com o produtor Elias Müller, desde a quarta-feira, já foram abertos dezenas de protocolos. O produtor desabafa sobre a preocupação constante com o serviço e a perda na qualidade do leite. “As pessoas estão cansadas, qualquer vento que bate a luz já vai embora”.

Assim como Müller, a produtora leiteira Aline Lohmann relata perdas na qualidade do produto. De acordo com ela, o leite é avaliado de acordo com a temperatura, e sem armazenamento correto, pode sofrer alterações. Além disso, as vacas produzem menos sem a ventilação adequada.

A comunidade reclama que para não paralisar totalmente os serviços, precisam de máquinas movidas a diesel para dar andamento na produção, o que gera gastos extras. Contudo, nem todos os produtores possuem esta alternativa. “A mão de obra também aumenta. Pessoas que têm suínos, precisam tratar os animais a balde, porque senão eles morrem sem ventilação”, explica Aline.

Demanda antiga

Em junho do ano passado, Müller acionou a concessionária na justiça e o processo segue em andamento. De acordo com ele, a comunidade passou cerca de 100 horas desabastecida de energia elétrica. Ele cobra que autoridades exerçam a fiscalização do serviço prestado.

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente de Colinas, Marco Rohr, a Administração Municipal fez levantamento de postes de que necessitam ser substituídos. Além disso, informa que todas as solicitações feitas via Executivo são repassadas à RGE. Entretanto, a execução do serviço é de responsabilidade da concessionária.
Por conta da demanda judicial os moradores optaram por não falar em prejuízos financeiros. Além disso, alegam que a concessionária não cumpre os prazos informados para religação da energia elétrica.

A RGE realizou a troca do poste na tarde de ontem e a energia elétrica foi restabelecida após 22 horas. Questionados sobre projetos que atendam a Linha Leopoldina, não deram retorno.

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