Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Após surto de dengue em abril de 2021, Bom Retiro do Sul não registra casos há oito meses

Ações de combate ao aedes aegypti e de conscientização da comunidade visam evitar cenário do ano passado

Em abril de 2021 Bom Retiro do Sul registrou um surto de casos de dengue. Cerca de 300 pessoas positivaram para doença que tem como transmissor o mosquito aedes aegypti. Com ações intensificadas de combate e de conscientização da população, foi possível reverter o quadro. Neste ano, foi encontrado um foco pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), no entanto, há 8 meses não se tem casos no município.

Conforme o secretário da Saúde, Paulo Marmitt, em agosto de 2018, Bom Retiro do Sul foi identificado como município infestado. A primeira ação foi montar um comitê através de decreto para fazer o acompanhamento da situação. “Nunca sonegamos e nem subnotificamos as informações, pois é nosso dever mostrar a dura realidade. Redobramos o trabalho das equipes e, em conjunto com outras secretarias, conseguimos reverter este quadro”, salienta.

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) também auxiliaram no combate ao mosquito. O trabalho foi desde a averiguação de possíveis criadores, até a borrifação de produtos e limpeza de entulhos na cidade. “A queda de casos foi logo no inicio dessas ações. De qualquer forma, não permitimos baixar aguarda. No entanto, é importante deixar claro que só o município não responsável por isso. Cada morador, dentro do seu ambiente residencial, também precisa ter cuidados. É necessário fazer a sua parte”, ressalta Marmitt.

Situação em outros municípios

Nas visitas feitas em janeiro, em Colinas, não foram registrados casos de dengue e nem encontrados focos do aedes aegypti. Já Imigrante teve dois focos confirmados e Fazenda Vilanova um. Em ambas as cidades não há casos de doenças transmitidas pela picada do mosquito. Estrela ainda está em processo de levantamento de possíveis focos e planejam, dependendo do resultado, realizar ação de conscientização em março.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: