Jornal Nova Geração

ESTRELA

“Aqui, me sinto realizado e cumpridor da minha missão”

Pelo seu comprometimento e devoção aos serviços religiosos, padre Lucas, vigário da Paróquia Santo Antônio, recebeu o título de Cidadão Estrelense

Aos 75 anos, padre Lucas atua há nove em Estrela. Antes, trabalhou em Guaíba, Eldorado do Sul, Triunfo e Paverama (Foto: Ed Moreira)

Com um sorriso no rosto, padre Lucas Weber serve a todos que o procuram. Seja nas capelas ou no convívio social do cotidiano, é fiel ao seu propósito missionário de conceder atenção e assistência espiritual para cada cristão. “Sou um amigo das pessoas, um ser acolhedor que procura ajudar e orientar no que for possível”.

Aos 75 anos, se considera realizado na atuação sacerdotal, porém sem eximir da busca pela evolução pessoal alinhada à sua caminhada com a igreja católica. “O crescimento, de todos nós cidadãos, tem que ser uma escalada permanente. Precisamos chegar até onde Deus quer que a gente chegue”, reflete, ao expressar sua visão de mundo.

Embora focado no “olhar para frente”, padre Lucas cultiva a gratidão às inúmeras pessoas boas que cruzaram sua trajetória e pelas experiências vivenciadas. Há nove anos em Estrela, o vigário da Paróquia Santo Antônio é reconhecido como um Cidadão Estrelense, mas principalmente pela devoção aos atos de humanidade, em prol do coletivo e da fé. “A paz só acontece quando se vive o amor fraterno, promovendo o respeito entre os cidadãos e sonhando com tempos melhores. É preciso acreditar sempre que não andamos sozinhos”.

“Sempre quis ser padre”

Natural da comunidade Santa Emília de Venâncio Aires, Lucas Webber nasceu em 12 de fevereiro de 1947. Com um irmão bispo e uma irmã (in memorian) pertencente à ordem franciscana, tem a fé e a religião como legado de família. Não à toa, ser padre sempre foi um desejo. Estudou no colégio dos padres jesuítas em Salvador Sul e, entre 1963 e 1967, nos Irmãos Lassalistas, onde fez nove meses de noviciado. Sua adolescência e boa parte da vida adulta, entretanto, se deu como agricultor junto aos seus pais.

No período, conciliou as atividades da lavoura com o catecismo. Mas, em 1990, aos 43 anos, tomou a decisão de retomar os estudos. Formou-se em filosofia e teologia, em 1993 e 1998, respectivamente, no Seminário de Viamão. Com 51 anos, foi ordenado padre em 2 de janeiro de 1999, na Capela São Luís Gonzaga, em Venâncio Aires, pelo seu irmão Dom Clemente Weber.

Em sua trajetória, atuou sete meses em Guaíba, cinco meses em Eldorado do Sul, três anos em Triunfo e 10 anos em Paverama. No fim de 2012, foi nomeado vigário da Paróquia Santo Antônio de Estrela.

Cidadão Estrelense

Sua primeira missa na matriz foi celebrada em 6 de janeiro de 2013. “Sou grato pela acolhida e convivência. Desde o primeiro dia, atuo com amor, satisfação e orgulho”, comenta o padre, que nessa semana foi intitulado Cidadão Estrelense. Conforme justificativa, a honraria lhe foi concedida pela sua devoção aos serviços religiosos e seu comprometimento com a comunidade.

Quando informado da intenção da homenagem, ele titubeou, mas foi convencido e aceitou. Prestes a completar uma década no município, padre Lucas revela intenção de seguir na Paróquia Santo Antônio de Estrela. “Me vejo seguindo minhas atividades em Estrela até quando me for permitido. Aqui, me sinto realizado e cumpridor da minha missão”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: