Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Articulação, cobranças e protagonismo

O prefeito estrelense Elmar Schneider (MDB) foi um dos protagonistas no embate pela inclusão de Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Taquari e Venâncio Aires na lista de municípios beneficiados pelo Estado com a prorrogação do recolhimento do ICMS

Presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o prefeito estrelense Elmar Schneider (MDB) foi um dos protagonistas no embate pela inclusão de Estrela, Lajeado, Cruzeiro do Sul, Taquari e Venâncio Aires na lista de municípios beneficiados pelo Estado com a prorrogação do recolhimento do ICMS e do vencimento do Simples Nacional. Uma medida crucial para garantir a recuperação econômica das empresas atingidas diretamente pela tragédia do Rio Taquari – o pagamento dos tributos referentes a julho, agosto e setembro foi prorrogado até o dia 28 de dezembro, sem incidências de juros e multas. O anúncio oficial ocorreu na quarta-feira, após muita pressão política e cobranças por parte da Amvat e outras entidades civis organizadas. Até então, só as cidades de Colinas, Arroio do Meio, Encantado, Muçum e Roca Sales haviam sido beneficiadas.


Novos secretários em Estrela

O governo de Estrela anunciou os dois novos componentes do alto escalão. Daniel da Silva assume como Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis). Ele já atuava ao lado da ex-secretária Carine Schwingel (União Brasil), que recentemente assumiu cargo na Assembleia Legislativa – ela foi nomeada para “exercer o CC de Assessor III, padrão CCPL-4”, no setor “Liderança Partidária do União Brasil”. Já a Secretaria de Agricultura ficará sob comando de Avalício José Wille, que assume o lugar deixado por Douglas Sulzbach. E ninguém garante que não teremos mais mudanças no secretariado de Elmar Schneider até o pleito de 2024.


CPI acaba (literalmente) em Pizza

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na câmara de teutônia para investigar as diárias de Claudiomir de Souza (União Brasil) nem deveria ter sido instaurada. O Ministério Público já havia arquivado as denúncias de fraudes. Mesmo assim, os vereadores decidiram criar um grande circo e, como era de se esperar, tudo acabou em pizza. Literalmente. Na sexta-feira, durante a divulgação de uma mera advertência ao vereador acusado, o presidente da casa, Valdir Griebeler (PSDB) levou uma pizza para a tribuna. E disse. “Mudem a fachada e coloquem ‘Pizzaria da Câmara de Vereadores’”. Um tragicômico – e previsível – gran finale!


Republicanos se articulam

Na segunda-feira passada, em Porto Alegre, o presidente do Republicanos de Estrela, Valmor Griebeler, visitou o ainda deputado federal e chefe da bancada gaúcha no congresso, Carlos Gomes – ele assumirá a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária do governo de Eduardo Leite (PSDB) –, que também preside a sigla no estado. Griebeler estava acompanhado do vereador estrelense Humberto Canigia, e a pauta do encontro foi a ajuda humanitária aos atingidos pela tragédia de setembro. Nos bastidores do município, ambos são lembrados por outros partidos para a composição de chapas à majoritária. Mas não há nada definido e tem muita água para rolar até o pleito de 2024. Fato é que Griebeler já confirmou a pré-candidatura a prefeito, e a proximidade com Gomes é estratégica para angariar investimentos e ações aos estrelenses.


CURTAS DA SEMANA

  • O governo federal promete republicar no início de 2024 o aguardado edital para reforma da barragem de Bom Retiro do Sul. A primeira tentativa de licitar fracassou. E o medo é de que o processo não avance como o esperado. Afinal, é um investimento superior a R$ 80 milhões.
  • Aliás, será que o nível do Rio Taquari vai baixar durante as prometidas obras na eclusa? Isso ocorreu entre fevereiro e maio de 2021, por exemplo, quando foi possível rever as famosas ilhas entre Estrela e Lajeado. Desta vez, e diante das recentes e históricas enchentes, uma eventual diminuição no nível do leito pode ser ainda mais interessante para análise dos especialistas no tema.
  • Em Estrela, o governo sancionou a lei que denomina o Memorial de Estrela de “Memorial Werner Helmuth Erich Schinke”.
  • Também em Estrela, a nova sede da rodoviária já iniciou as atividades. E a perda de qualidade no espaço público – se comparado à antiga sede no acesso à cidade – é gritante. É uma pena. Em tempos de sustentabilidade e debates sobre mobilidade urbana, parece um passo e tanto para trás.
  • Nos bastidores, o fogo cruzado já iniciou de forma indireta entre o atual prefeito de Estrela, Elmar Schneider (MDB), e o ex-prefeito da cidade e atual secretário estadual, Carlos Rafael Malmmann (União Brasil). Sobre isso, aliás, e diante dos microfones da Rádio A Hora, Schneider cobrou mais pressão popular sobre “os secretários estaduais do Vale” na reconstrução da região. E muitos entenderam a fala como uma forma de atacar um possível adversário político em 2024.
  • Ainda em Estrela, Regina Mallmann é a nova “sub prefeita” do Distrito de Delfina.
  • O Vale do Taquari fechou 780 postos de trabalho em setembro. Só em Estrela e Bom Retiro do Sul foram 75. Um impacto direto da histórica enchente. E os números podem ser piores em outubro. Já em Colinas, o mês de setembro registrou aumento de sete vagas ocupadas no município.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: