Jornal Nova Geração

OPINIÃO E BASTIDORES

Articulação pela saúde em Brasília

Prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider (MDB) foi peça importante na comitiva de prefeitos, vereadores e representante do Hospital Bruno Born (HBB) que viajou a Brasília nessa semana

Prefeito de Estrela e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Elmar Schneider (MDB) foi peça importante na comitiva de prefeitos, vereadores e representante do Hospital Bruno Born (HBB) que viajou a Brasília nessa semana. Em pauta, a busca por recursos para ampliação dos serviços na casa de saúde instalada em Lajeado, especialmente para as referências no Centro Obstétrico e de Cardiologia. O gestor estrelense viajou ao lado dos chefes dos Executivos de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), e de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon (PL). Um grupo suprapartidário e cuja preocupação é o desenvolvimento regional e o bem-estar de toda a população do Vale. Ou seja, a mesma receita que tão bem funcionou na conquista da referência em alta e média complexidade na traumato-ortopedia dos hospitais de Estrela (HE) e Encantado. Ah, e uma novidade. O grupo também articula as habilitações do HBB e do HE para leitos de retaguarda.

Reviravoltas em Teutônia

Determinados agentes da câmara de Teutônia costumam mudar de posicionamento conforme o vento. Nessa semana, por exemplo, o vereador Claudiomir de Souza (UB) se envolveu em uma nova polêmica. Em 2021, ele foi acusado pelo colega Diego Tenn Pass (PDT) de fraudar documentos referentes às diárias (a denúncia foi arquivada pelo MP). Desta vez, o Partido dos Trabalhadores protocolou uma denúncia de suposta quebra de decoro, logo após Souza argumentar de forma ancestral sobre “ideologia de gênero”. Segundo os petistas, ele teria proferido palavras discriminatórias. E adivinhem quem o defendeu no plenário? Diego, o próprio. Ainda sobre Souza, chama a atenção a recente proximidade dele com a base do governo. Já por parte do governo, chama a atenção a recente vontade de conceder – por um período mínimo de 10 anos – um imóvel público à Aarca, onde funciona a Igreja Missionária de Evangelização em Células (Imeec).

Concessionária anuncia “vias coletoras” na RSC-287

A Concessionária Rota de Santa Maria, responsável pelas obras de duplicação e manutenção da RSC-287, promete agir em parceria com o governo estadual para amenizar os impactos das regularizações de acessos junto aos moradores lindeiros à rodovia. Nessa quinta-feira, o Estado confirmou que não haverá custos aos proprietários. Na região, o fato envolve de forma direta algumas famílias de Taquari e Bom Retiro do Sul, e a solução proposta é a criação das chamadas “vias coletoras”, uma espécie de via marginal para agrupar diversos acessos e transformá-los em um só ponto para acessar a rodovia, garantindo fluidez ao tráfego e mais segurança aos usuários.

Rotas da Inovação em Estrela

O Porto de Estrela vai sediar uma das etapas do projeto Rotas da Inovação, idealizado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). O encontro ocorre nesta segunda-feira, dia 17, a partir das 15h30min, na sede da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log). Uma comitiva da (Sict) coordena a atividade em parceria com representantes da Fapergs, do BRDE, do Badesul, Fiergs e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. O evento também serve para reforçar a retomada do protagonismo estrelense no cenário regional. Em tempos anteriores, a comitiva de inovadores do governo estadual teria desembarcado – de forma natural – em Lajeado.

Curtas da semana:

  • Dois vereadores solicitaram licenças de 30 dias em Teutônia. Márcio Vogel (MDB) deixa o plenário no dia 15 de julho, e Jorge Hagemann (PDT) no dia 17 de julho. Em suas vagas, ingressam os suplentes Nerci Engelmann e Ricardo Suhre. E um fato curioso. Suhre é o atual Secretário da Fazenda. E em outras oportunidades, o próprio prefeito assumiu as funções na Fazenda.
  •  Também em Teutônia, o vereador Juliano Körner (PDT) já retornou à função de Secretário de Saúde. Ele foi exonerado pelo prefeito no início da semana para participar da sessão da câmara. No plenário, ele votou pela rejeição da denúncia contra o vereador Claudiomir de Souza (UB). Pelo jeito, e desta vez, a impressão é que o PDT não deixou a decisão com a suplente Neide Schwarz.
  • Estrela contabilizou 300 inscritos no primeiro dia de inscrições para a 15ª Rústica de Estrela.
  • A Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) contratou a Metalúrgica Hauschild para “aquisição e instalação de portões para área de estacionamento”. O custo será de R$ 14,5 mil.
  • A câmara de Estrela avalia projeto de lei que “autoriza o Executivo a receber em doação, com encargos, duas áreas de terras localizadas na Rua Coronel Mussnich, com a finalidade de melhorar o fluxo de veículos e alargar a via na saída da ponte no Arroio Estrela no semáforo entre a Av. Rio Branco e a Rua Coronel Mussnich”. Um movimento importante para a mobilidade.
  • Ainda sobre a câmara de Estrela, os vereadores Ernani de Castro (MDB) e Felipe Schossler (PTB) apresentaram projetos para alterar a lei sobre os serviços de táxi na cidade. Em suma, as matérias permitem que os taxistas possam instalar em seus carros engate e suportes de reboque, e também possam adquirir carros com teto solar. Hoje, as ferramentas são proibidas.
  • É fato que o PTB está esfacelado em solo gaúcho. Em Estrela, são três vereadores filiados ao partido. As especulações sobre o futuro partidário de Douglas Daroit, Felipe Schossler e Luis Kalsing dominam algumas rodas de conversas. E muitos apostam na migração deles ao MDB e PL.
  • Em Colinas, um interessante movimento. O governo municipal resolveu aproveitar de forma mais efetiva a participação popular nas redes sociais. Com a implementação do Modelo de Maturidade em Ouvidorias (MMOuP), a Ouvidoria Municipal inicia o monitoramento das postagens e comentários para “avaliar o impacto que cada Secretaria gera na imagem do Município”.
  • O governo estadual, a Amvat e os líderes regionais precisam olhar com mais atenção para os recentes fenômenos naturais – ou não – registrados em Imigrante e Colinas. Eu falo das rachaduras no solo e na série de deslizamentos de terras. Em Imigrante, aliás, quase ocorreu uma tragédia.
  • A câmara de Fazenda Vilanova divulgou números do primeiro semestre. Foram 21 sessões, com a votação de 26 Projetos de Lei de origem do Executivo, e sete de origem Legislativa. Também foram emitidos sete Pedidos de Informação ao governo municipal, e 36 Indicações.

 

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: