Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

As parteiras curiosas de Estrela

Pretendia-se não somente lhes impor rigorosos padrões higiênicos na realização de partos e nos cuidados com os recém-nascidos, mas, sobretudo, para recorrer a sua influência e seu prestígio nas comunidades

O treinamento e controle de parteiras curiosas promovidos pelo Departamento Estadual de Saúde, através do Posto de Higiene de Estrela, confiados aos programas de pré-natal e da criança, foram implantados entre as décadas de 1940 e 1970.

O treinamento e controle das parteiras curiosas atuantes nas comunidades eram importantes para o sucesso do projeto de implantação de serviços sanitários locais e de assistência materno-infantil.

Ao atuar diretamente junto às parteiras curiosas, pretendia-se não somente lhes impor rigorosos padrões higiênicos na realização de partos e nos cuidados com os recém-nascidos, mas, sobretudo, para recorrer a sua influência e seu prestígio naquelas comunidades a fim de popularizar ações de saneamento. Na foto mamães com seus bebês no Posto de Higiene.


Concurso de Bebês

O Posto de Higiene de Estrela, realizava um concurso que premiava os bebês mais saudáveis em duas categorias: alimentação natural (os que mamavam no peito) e alimentação artificial (mamadeira).

O Posto de Higiene de Estrela estava localizado na Rua 13 de Maio (atual endereço do Caps). Na foto mamães com seus bebês e equipe de saúde.


Arroio da Seca – Alzira Matilde Fridsch

A parteira curiosa Alzira Matilde Fridsch nasceu em 4 de abril de 1912 com atuação em Arroio da Seca (hoje município de Imigrante). Grau de instrução primária, registrada no Posto de Higiene de Estrela.

Em 20 de abril de 1943, apresentou atestado de competência firmado pelo Dr. Ito Snel, médico residente em Arroio da Seca – 4º Distrito de Estrela.


Teutônia – Arnilda Huwe

A parteira curiosa Arnilda Huwe estava registrada no Posto de Higiene de Estrela para atuar em Teutônia, como também no Hospital Redentor de Canabarro.

Com instrução primária, era responsável pela aplicação da vacina BCG e pelo preenchimento de formulários e distribuição do “Livrinho do Bebê”.

Apresentou atestado de competência firmado pelo Doutor Hércio Pêgas.


Hospital Estrela – Irmã Maria Imelda

A parteira prática Hildegardia Finkler – Irmã Maria Imelda possuía 30 anos quando fez a sua inscrição no Posto de Higiene de Estrela, em 8 de fevereiro de 1965. Grau de instrução primária com atuação no Hospital Estrela.

Possuía Certificado de Parteira Prática expedido pela Seção de Fiscalização de Medicina da Secretaria da Saúde Estadual, em 12 de novembro de 1964, por ter feito prova de habilitação.


Corvo – Leopoldina Nilsson

A parteira curiosa Leopoldina Nilsson nasceu em 24 de setembro de 1883. Estava credenciada no Posto de Saúde de Estrela para atuar no 4º distrito – Corvo (atual município de Colinas).

Em 15 de março de 1943, apresentou atestado de competência firmado pelo Doutor José Abreu Conceição, médico residente no 3º distrito – Roca Sales. Aposentou-se em 4 de novembro de 1952.


Arroio do Ouro – Anna Mallmann

A parteira curiosa Anna Mallmann nasceu em 23 de março de 1895, residente em Arroio do Ouro. Grau de instrução primária, registrada no Posto de Higiene de Estrela.

Em 31 de agosto de 1942, apresentou o atestado de competência firmado pelo Dr. Lauro Reinaldo Müller, médico residente em Estrela.

Em setembro de 1966, reclamou formalmente contra a prática ilegal da obstetrícia por pessoas não credenciadas no Posto de Higiene.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: