Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Assis Brasil e a rivalidade entre Estrela F.C. e Lajeadense

“Estrela, tão pacata, tão sonolenta, ficava longe de tudo, mas perigosamente perto de Lajeado, e esse fato chegava ao ponto máximo de conflito nos jogos de futebol contra a cidade vizinha"

Citação de Luiz Antonio de Assis Brasil, em 1997, quando recebeu o título de Cidadão Estrelense, falando sobre suas memórias, do tempo em que viveu em Estrela – por 12 anos (1945-1957):

“Estrela, tão pacata, tão sonolenta, ficava longe de tudo, mas perigosamente perto de Lajeado, e esse fato chegava ao ponto máximo de conflito nos jogos de futebol contra a cidade vizinha. Uma catástrofe, uma guerra entre gregos e troianos, um vir abaixo o mundo.
Ninguém se sentia seguro nas redondezas do campo do Estrela FC: uma pedra perdida, uma fruta podre, tudo transformava-se em projétil, e sempre havia cabeças disponíveis para recebê-las em meio à testa.
A antiga Rádio Alto Taquari agitava ainda mais os ânimos, transmitindo a altos pulmões os lances em que o Estrela FC se dava bem. Já os gols do Lajeadense eram narrados num sussurro, como se fossem ofensas pessoais”.

Foto do Estrela FC, de 21 de agosto de 1949. Jogo disputado na Baixada, pelo Campeonato Estadual de Amadores, contra o Lajeadense. Vitória do Estrela FC por 2×1, com gols de Pistola e Loi

Bruno Schwertner: Rei do Bolão em 1936

Por ocasião do 27º aniversário do clube do bolão Gut Holz, em 29 de setembro de 1936, foi coroado rei do grupo o empresário Bruno Schwertner. A honraria foi concedida em virtude do sócio bolonista ter alcançado os primeiros nove pinos, no Torneio do Rei, realizado na noite das festividades.

Os postos de 1º e 2º cavalheiros ficaram com Bertholdo Gausmann e Afonso Ruschel. Além de Bruno (o homenageado), participaram da solenidade sua esposa Florentina e sua filha Olga; o Rei anterior, Albino Müssnich (colocando a coroa) e o presidente do clube, Alberto Dexheimer, que está com o bastão.


Prefeitura venceu a Câmara em 2001

Em 20 de maio de 2001, o time de futebol da Prefeitura venceu a equipe da Câmara de Vereadores de Estrela. O jogo entre os poderes Executivo e Legislativo de Estrela integrou os festejos dos 125 anos do município.

A vitória foi por 3 a 1. A Prefeitura fez 1 a 0 através do habilidoso Roberto Lohmann Branco, que marcou o gol de calcanhar. A resposta da Câmara veio dos pés do vereador Joel, que surpreendeu o goleiro Gustavo, assessor jurídico da Prefeitura.

No entanto, o Executivo valeu-se de uma de suas armas para passar à frente no placar. Depois de uma confusão na área, o oportunismo e o faro de gol de Ilocir, assessor de imprensa da Prefeitura, levaram os comandados do prefeito Geraldo Mânica ao 2 a 1. Mais tarde, o expert em informática, Fábio Eidelwein, fez 3 a 1, confirmando a vitória.

Na foto: em pé: Moacir, Airton, Dirceu, Roberto, Gustavo e Birck. Agachados: Renato, Paulo, Mânica, Toco, Ilocir e Fábio.


Dentista Adolfo Albino Musskopf

O dentista Adolfo Albino Musskopf, nascido em 7 de junho de 1890, no município de Estrela, possuía seu consultório odontológico na Rua Venâncio Aires, 199, Centro do nosso município.

Recebeu licença para atuar em 20 de fevereiro de 1934, pelo Departamento Estadual de Saúde, através do Posto de Higiene de Estrela.


Inundação em agosto de 1997 com 25,60 metros

A inundação do Rio Taquari, em 4 de agosto de 1997, atingiu a cota de 25,60 metros, conforme medição feita na régua do Porto de Estrela.

Os locais mais atingidos em nosso município foram os bairros: Imigrantes, Oriental, Moinhos e Pinguela. No interior, as comunidades de Arroio do Ouro e Figueira.

O município recebeu da Defesa Civil Estadual cobertores, roupas e calçados, que foram entregues para as pessoas desabrigadas. O município decretou situação de emergência.


Inundação em setembro de 2007 com 26,25 metros

A inundação do Rio Taquari, ocorrida em 23 de setembro de 2007, atingiu a cota de 26,25 metros. Cerca de 110 famílias foram removidas, totalizando 500 pessoas que foram levadas para ginásios esportivos de Estrela.

No total, 14 caminhões realizaram a remoção de móveis e utensílios das famílias. Com cerca de 50 servidores da Prefeitura fazendo parte da equipe de socorro, agiram também voluntários, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Patram (que cedeu os barcos).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: