Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Assistência Social abre inscrições para oficinas de música e judô

Atividades são voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade, inscritas em programas do governo federal

Aulas de judô iniciam na segunda quinzena de fevereiro, junto com as oficinas de música (Foto: Fernando Dias/Divulgação)

O início do ano marca a reabertura de vagas para oficinas desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Com o objetivo de proporcionar um momento de integração para a população de baixa renda e em condição vulnerável, as atividades são voltadas à música e ao esporte. As inscrições vão até o fim de janeiro, com vagas limitadas.

A equipe direciona a prioridade para crianças e adolescentes, sobretudo para a oficina de música. “As oficinas são um diferencial que temos na cidade. Um dos únicos critérios que nós estipulamos é que as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único”, diz a secretária de Assistência Social e Habitação, Danielle Nascimento.

As aulas de música são ministradas pelo orientador social Julian Ferreira, que é formado em música, com a oferta de cursos de violão, contrabaixo, bateria, teclado, voz, entre outros. “É uma aula bem completa. O professor recebe as crianças, faz uma divisão por idade e assim ele consegue avaliar com qual instrumento elas se identificam mais”, explica a gestora. As inscrições vão até o dia 27.

A oficina de artes marciais também registra grande procura, de acordo com a secretária. As atividades são ofertadas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras, e quem dá as aulas é o educador social Marco Antônio Pretto, sob supervisão da assistente social Clarí Clarice Pesseto. Para as aulas de judô as matrículas terminam no dia 31 e atendem crianças entre 7 e 17 anos.

O judô é considerado uma alternativa apropriada por representar um exercício capaz de harmonizar os movimentos, desenvolver consciência, determinação, regras, limites e coordenação motora. Além disso, os códigos de conduta moral e a disciplina ajudam a desenvolver autocontrole e autoconfiança, características importantes para um jovem lidar com conflitos no cotidiano.

Aulas de teatro como objetivo

Um dos projetos que o Cras deseja implementar em 2023 são as oficinas de teatro. “Isso nos pedem bastante para começar a ofertar à comunidade”, afirma Danielle. A ideia da secretária é lançar as aulas de artes cênicas já nos próximos meses.

A responsável pela Assistência Social ressalta que os interessados podem participar de ambas as oficinas. “Como elas ocorrem em dias e horários diferentes, temos casos de crianças que estão nas duas atividades.” O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e o Cras está localizado na rua Senador Pinheiro Machado, 1827, em frente ao Parque Pôr do Sol.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: