Jornal Nova Geração

ESTRELA

Até o fim do ano, GPS Rural projeta mais de mil propriedades cadastradas

Programa que visa facilitar a identificação, localização e melhor caminho para se chegar às propriedades em casos de ocorrência segue solicitando o cadastro de moradores e comerciantes do interior

Propriedades recebem uma placa com um número de identificação e trazem telefones de emergência (Foto: Rodrigo Angeli/Divulgação)

O programa GPS Rural atingiu uma significativa marca neste início de novembro. A iniciativa superou os 600 cadastros de moradores e empreendedores do interior do município. Criado pelo governo de Estrela como uma ferramenta facilitadora de segurança pública, busca proporcionar às instituições parceiras a rapidez no atendimento e precisão na localização do endereço do solicitante.

Até a quarta-feira, 6, eram 623 os imóveis particulares ou comércios do interior cadastrados. O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Segurança Pública (Sasp), que tem como objetivo próximo chegar à marca dos mil imóveis até o fim do ano, e busca ter todos os pontos do interior cadastrados.

“A enchente atrapalhou um pouco esse cadastramento, desviou o foco, mas serviu de exemplo de como pode ser útil nas nossas ações”, explica o titular da pasta, César Augusto Pereira da Silva, ao destacar como a ferramenta foi importante na melhor identificação de moradias do interior durante o período de chuvas. “É gratuito, só precisamos do interesse do cidadão em fazer o cadastro”, frisa.

Agilidade e precisão

Na sua essência, o programa visa, a partir do cadastro, possibilitar aos serviços de urgência, como Samu, Bombeiros, Defesa Civil, polícias Militar e Civil, entre outros, uma maior eficiência e agilidade no processo de localização de moradias e estabelecimentos.

Marcelo Abreu Fernandes, diretor do Gabinete de Segurança Pública da Sasp, explica: “Nosso interior é grande, com muitas artérias em se tratando de estradas, e muitos pontos sequer possuem número na residência. Muitas vezes a localização é feita por algum ponto de referência, como uma parada de ônibus, uma árvore específica. O que é um complicador na hora da ação, que precisa ser rápida, fora o fato de que, dependendo da situação, o solicitante nem sempre consegue passar com precisão estas informações devido ao nervosismo ou gravidade do momento”, observa.

Atendimentos de emergência

Felipe de Oliveira Eckhardt trabalha com a equipe do Samu em Estrela. É condutor do veículo que, ao lado do técnico em enfermagem Alan Fernando Siebeneichler, geralmente precisa sair às pressas da central. Ele comenta o avanço. “Facilitou bastante no tempo de resposta do Samu até o local da residência. Ainda entram chamados de casas que não foram cadastradas, mas entendemos que a região é grande e isso, aos poucos, vai diminuir”, frisa.

Como aderir

Segundo Fernandes, basta que o morador ou empreendedor vá até a prefeitura e preencha um cadastro rápido, comprovando a titularidade do imóvel ou negócio. “A pessoa sairá com a placa de identificação. A centena dela será utilizada na hora de enviar a localização. Tudo isso de forma gratuita”, ressalta Abreu. Informações sobre GPS Rural podem ser obtidas pelo telefone (51) 3981-1008.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: