Jornal Nova Geração

ACADEMIA LITERÁRIA

Ato marca posse de acadêmicos na Alivat

Jandiro Adriano Koch, de Estrela, foi empossado na Cadeira 19 da entidade

Foto: Divulgação

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) deu posse a novos acadêmicos em solenidade no domingo (24). O evento ocorreu no Teatro do Sesc Lajeado.

A academia é formada por 40 cadeiras. Oito estavam vagas, das quais seis foram preenchidas. O evento contou com a presença do presidente da Academia Rio-grandense de Letras (ARL), Rafael Jacobsen.

Dos seis escritores que tomariam posse, Silvio de Farias não compareceu ao evento por estar em isolamento por conta da covid. Ele tomará posse no Colóquio Literário da Alivat, programado para 4 de agosto.

Os cinco escritores que assumiram cadeira na Alivat são: Jorge Luiz da Cunha, de Lajeado, assumiu a Cadeira número 2; Jandiro Adriano Koch, de Estrela, foi empossado na Cadeira 19; Waldemar Richter, de Forquetinha, é o novo titular da Cadeira 10; João Tassinary, de Lajeado, tomou posse na Cadeira 11 e Celson Weirich, de Teutônia, ficou com a Cadeira de número 13.

Para o presidente da Alivat, Deolí Gräff, no evento, a Academia Literária mostrou a razão da sua existência, que é a de preservar e enriquecer a literatura do Vale do Taquari. “Orgulhem-se por ingressar em nossa Academia e sejam bem-vindos”, afirmou Gräff. “Queremos que participem ativamente das nossas atividades literárias”, completou ele.

Currículo dos novos acadêmicos

Jandiro Adriano Koch – Cadeira 19 – Nasceu em Estrela. Formado em História pela Universidade Univates. Como escritor tem seis livros publicados. Com o último livro, “O crush de Álvares de Azevedo”, conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura e o título de Livro do Ano. Trabalha como servidor público do INSS, lotado na unidade de Lajeado.

Silvio Roberto de Farias – Cadeira 29 – Nasceu em Lajeado no dia 10 de janeiro de 1960 – Escritor e artista plástico. Tem um livro publicado. Trabalhou como chapeador de veículos até os 38 anos. Atualmente, além da atuação no ateliê de pintura na Rua Bento Gonçalves, no centro de Lajeado, ministra aulas de artes plásticas.

Jorge Luiz da Cunha – Cadeira 02 – pesquisador e escritor. Nasceu em Roca Sales no dia 11 de julho de 1959 e atualmente reside em Lajeado. É pesquisador, escritor e Doutor em História pela Universidade de Hamburgo/Alemanha. Professor titular de UFSM/RS. Tem 7 livros publicados. Vencedor do Prêmio Açorianos de literatura em 2004. Coordena a comissão estadual de escritores que está escrevendo o livro dos 200 anos da imigração europeia, comemorados em 2024.

João Tassinary – Cadeira 11 – Reside em Lajeado. Possui doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela PUC/RS com período de estudos na Universidade de Barcelona/Espanha. Como escritor, publicou seis livros. Tem clínica estética e ministra cursos nesta área, na rua Fialho de Vargas, centro de Lajeado. É professor na Univates.

Celson Weirich – Cadeira 13 – Nasceu em Imigrante no dia 30 de dezembro de 1956, residindo atualmente em Teutônia, onde tem intensa atuação comunitária. Publicou um livro de literatura infantil. Tem mais uma obra em fase final de edição. É produtor de vinho artesanal.

Waldemar Richter – Cadeira 10 – Nasceu em Forquetinha no dia 27 de maio de 1948. Graduado em história e atuou como professor. Foi vereador e Secretário Municipal de Cultura em Lajeado. Prefeito em Forquetinha. É o idealizador do Parque Histórico de Lajeado. Têm 6 livros publicados, todos na área da pesquisa histórica e de genealogia.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: