Jornal Nova Geração

ESTRELA

Audiência pública apresenta metas do novo plano de saneamento

Orçamento para os próximos 20 anos foi estimado em R$ 95 milhões

Foto: Ed Moreira

As metas do novo plano de saneamento básico de Estrela foram apresentadas na noite desta quarta-feira, 27, em audiência pública ocorrida na câmara de vereadores. Na ocasião, foram listadas os 19 programas e 111 ações a serem aplicados nos eixos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial e resíduos sólidos. Os investimentos, para as próximas duas décadas, foram estimados em R$ 95.415.617,47.

Dezenas de pessoas participaram da amostra, que listou os programas, metas e ações. “Apresentamos as metas e ações para os próximos 20 anos, elencando responsáveis pelas execuções e os valores a serem investidos pelo município neste período”, explica Simone Schneider, diretora da Lógica Gestão Ambiental Inteligente, empresa responsável pelos estudos do plano. O produto, chamado de prognóstico, foi elaborado com base em levantamento aprofundado feito nas áreas rural e urbana de Estrela.

A atualização viabiliza recursos junto ao governo federal. O objetivo central é se adequar ao Novo Marco Legal do Saneamento. Publicado em 2020, ele estabelece que, até 2033, 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e coleta de esgoto. Em Estrela, o planejamento foi criado em 2012 e deveria ser revisado a cada quatro anos, o que não foi feito. Segundo o departamento de Meio Ambiente, a falta de revisão se deu pelas “demandas da gestão anterior”.

Confira mais detalhes do plano na edição desta semana do Jornal NG.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: