Jornal Nova Geração

ESTRELA

Autismo é tema de formação para educadores

Capacitação promovida por secretaria tem parceria com a ONG Cristal Azul

Ao final do Abril Azul, mês da conscientização do Autismo, o governo de Estrela promove a formação “Transtorno do Espectro Autista: Intervenção e Inclusão Escolar”. A capacitação, em parceria com a ONG Cristal Azul, ocorre nesta sexta-feira (29).

O público-alvo da qualificação são monitores da rede municipal que estão envolvidos no atendimento aos alunos-foco. O encontro terá a participação da psicopedagoga Luciane Ribeiro e será realizado a partir das 13h30min, na Câmara de Vereadores de Estrela.

Na pauta do encontro, temas como a definição do Autismo; características e comportamentos; aprendizagem; rotinas; estratégias para envolver os alunos nas atividades pedagógicas e outros temas ligados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed,) a rede municipal possui hoje 35 monitores para atender este público específico, entre pessoas que têm diagnóstico confirmado e aqueles que apenas apresentam suspeita de autismo.

O autismo é caracterizado por uma combinação de características pautadas pelo prejuízo na interação social e na comunicação, verbal e não verbal (gestos, por exemplo), e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. Usualmente o quadro tem início precoce, antes dos 3 anos de idade.

A prevalência é de quatro a cinco crianças em cada 10 mil, com predomínio maior em indivíduos do sexo masculino. Em todo o mundo, mais de 70 milhões de pessoas são portadores de autismo, o que corresponde a cerca de 1% da população mundial, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são autistas. O TEA é dividido em três níveis: leve, moderado e grave, e pode ser identificado já nos primeiros meses de contato do bebê, sendo que o diagnóstico precoce é fundamental.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: