Jornal Nova Geração

INSTABILIDADE

Avanço de frente fria eleva temor de novos temporais

Vento e granizo danificaram prédios, residências e interromperam o fornecimento de energia no início da semana. Institutos de meteorologia alertam para retorno de instabilidades à noite

Temporal na noite de segunda-feira danificou estrutura em posto de combustíveis às margens da BR-386, em Fazenda Vilanova. Crédito: Paulo Sérgio da Rosa/Divulgação

A região contabiliza os danos causados pelo temporal na noite de segunda-feira. Entre os municípios mais atingidos está Fazenda Vilanova onde dois prédios, uma escola e 20 casas foram danificadas. Por conta disso, o governo emitiu decreto de emergência para auxiliar os moradores com distribuição de lona, telhas e madeira.

Em outras cidades do Vale houve a queda de árvores que bloquearam estradas e a interrupção do fornecimento de energia elétrica, em alguns casos por mais de 24 horas. Agora, o temor é pelo avanço de nova frente fria que deve causar mudança nas condições do tempo entre hoje à noite e a próxima madrugada.

Os institutos de meteorologia projetam o risco de temporais por conta do contraste entre o ar frio e o corredor de umidade e calor que se forma no decorrer do dia. Uma das tendências é de aquecimento à tarde com máxima de 27°C em Lajeado e após a passagem da instabilidade o declínio acentuado da temperatura com mínima de 3°C no amanhecer de sexta-feira.

Outro fenômeno está previsto para amanhã durante o dia. Um ciclone extratropical se forma próximo da costa gaúcha e incide em maior força do vento. A chuva também pode ser intensa em alguns momentos com acumulados de até 30 milímetros.

O tempo volta a firmar na sexta-feira com predomínio do sol e temperatura próxima de 0°C e até mesmo com marcas negativas na região alta do Vale. O mesmo cenário é esperado para o fim de semana.

Vento de 114 km/h

Estação meteorológica particular em Linha Wink, interior de Teutônia, registrou rajadas de vento de 114 km/h na noite de segunda-feira pouco antes das 20h. Institutos de meteorologia avaliam se a região foi atingida por tornados.

Com a força dos ventos um posto de combustíveis às margens da BR-386, em Fazenda Vilanova, teve a estrutura destruída. De acordo com o prefeito Amarildo Luis da Silva houve também estragos em um prédio industrial, uma escola e em pelo menos 20 residências.

“Atuamos com a distribuição de lonas em um primeiro momento e agora com o decreto de emergência queremos auxiliar em especial as famílias”, reforça Silva. O fornecimento de energia e sinal de internet também foram afetados. As equipes restabeleceram os serviços na noite de ontem.

A estimativa da RGE é que 12 mil famílias no Vale foram afetadas pela falta de energia. Na rede da Certel ocorreram problemas pontuais. Na região houve ainda a queda de árvores que bloquearam a rodovia ERS-332, em Encantado, e a Via Láctea, em Teutônia.

Ajuda em Rio Pardo

Uma das cidades mais atingidas no estado foi Rio Pardo. O temporal com vento e granizo causou prejuízos para, pelo menos, duas mil famílias. Logo após a ocorrência, o comando do Corpo de Bombeiros de Lajeado enviou quatro militares, um veículo e lonas para auxiliar no atendimento aos moradores. O serviço perdurou até a madrugada.

“Aqui na região de Lajeado não houve chamado. Em Encantado atendemos duas situações que envolveram a queda de árvores”, observa o comandante dos bombeiros, tenente Fausto Althaus. Já a guarnição de Estrela atuou na ocorrência de destelhamento no posto de combustíveis e posterior incêndio em cozinha do paradouro anexo.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: