Jornal Nova Geração

ESTRELA

Baile abre Festival do Chucrute

Apresentação de danças e presença de autoridades marcam primeira noite da 55ª edição

As portas do Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, já se abriram para a primeira noite do 55º Festival do Chucrute. O Baile do Chucrute deve atrair cerca de 2,4 mil pessoas em 2022. Dentre elas, autoridades como o governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, que está no Vale do Taquari desde o começo do dia.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, comemorou a vinda do governador ao evento. Há 16 anos o chefe do Executivo estadual não comparecia ao evento. “Saúdo a nossa comunidade evangélica, que consegue levar essa cultura para o Brasil e para o mundo”, declarou.

Ranolfo Vieira Júnior agradeceu a acolhida, lembrando de como os últimos dois anos impediram a realização de eventos como esse. “Levamos um golpe duro da pandemia, mas estamos aqui”, celebrou.

O governador também revelou apreciar muito a culinária alemã, apesar de ser a primeira vez no festival de Estrela. “Mas essa festa, além de cultuar a família e as tradições, também tem um significado de recomeço, de retomada depois dessa pandemia que todos nós vivemos”, disse Ranolfo.

Apesar da festa, quando questionado sobre o descaso da RGE com a ERS-453, o governador afirmou que o programa Avançar pode ser a saída. “Temos no Avançar um orçamento de R$ 2,8 bilhões. Talvez não resolvamos todos os problemas, mas queremos fazer tudo o que for possível. Estou ouvindo essa demanda também pela parte de Venâncio Aires. Vamos procurar resolver isso dentro do que for possível”, admitiu.

O mestre de cerimônia é o coordenador dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela, Andréas Hamester. Quem chegar ao evento já tem a liberação para o consumo das comidas típicas alemãs, incluindo o chucrute.

Na abertura do evento, o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, divulgou o lançamento da versão em alemão do vídeo turístico do Vale do Taquari, com áudio e legenda nesse idioma. Na última quinta-feira (12), ele havia divulgado, em Doutor Ricardo, a versão em italiano do produto.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: