Jornal Nova Geração

ESTRELA

Baixa adesão marca início de campanhas de vacinação

Primeiros dias registram procura aquém do esperado para imunização contra poliomielite e multivacinação. Meta é vacinar 1,4 mil crianças até 9 de setembro

Vacinas são aplicadas nas unidades do Centro e do Bairro Boa União (Foto: Ed Moreira)

A Secretaria de Saúde pretende vacinar 1,4 mil crianças em um mês. A pasta se junta à mobilização nacional de imunização contra a poliomielite e multivacinação, que teve início na segunda-feira, 8, e se estende até 9 de setembro. O Dia D está agendado para 20 de agosto.

Nos primeiros três dias, apenas 27 crianças foram vacinadas. “A procura está muito aquém do projetado. A gente orienta que os pais tragam as crianças assim que possível para regularizar as cadernetas de vacinação”, comenta Ana Carolina Pádua Lopes, coordenadora do departamento de vacinação da Secretaria de Saúde de Estrela.

A pretensão tem como base as metas da campanha nacional. O objetivo é alcançar cobertura vacinal de, pelo menos, 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número da não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Poliomielite

Exclusiva a menores de 5 anos, a vacina contra a poliomielite é obrigatória. A doença foi erradicada no Brasil desde o início da década de 1990, mas os índices apontam queda na cobertura vacinal. “A poliomielite está ameaçando voltar no mundo todo, razão pela qual os menores de cinco anos precisam vir (se vacinar) mesmo com a caderneta de vacinação em dia”, atenta Ana Carolina.

A preocupação da enfermeira vai ao encontro do relatório de 2021 da Comissão Regional de Certificação (CRC), que classificou o país como de alto risco para poliomielite. Segundo os dados, 84% dos municípios brasileiros são considerados de “alto risco” e “muito alto risco” para a reintrodução da doença.

Multivacinação

A campanha pela atualização das cadernetas de vacinação é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. “O objetivo é deixar em dia a imunização do público-alvo contra outras possíveis doenças”, comenta Ana Carolina. As vacinas disponíveis são de HPV, febre amarela, hepatite, meningite e antitetânica, além da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

Onde vacinar

Em Estrela, as vacinas são aplicadas nas unidades básicas de saúde (UBS) Central, das 8h às 16h, e do Bairro Boa União, das 10h às 16h, em ambos os locais de segunda à sexta-feira. Com a caderneta de vacinação, as crianças e adolescentes devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Dia D

As campanhas nacionais instituíram o sábado de 20 de agosto como Dia D. “Não vamos perder a oportunidade de vacinar num dia voltado para tal”, sinaliza Ana Carolina. Nas duas unidades, os atendimentos serão das 8h às 17h.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: