Jornal Nova Geração

SERVIÇO PÚBLICO

Bombeiros Imicol buscam mais voluntários e projetam novo quartel

Corporação atende em local provisório, com o objetivo de diminuir custos para a construção da base oficial

Imicol promove, a partir de agosto, o curso para formação de bombeiros voluntários. Inscrições estão abertas (Foto: Larissa Santos)

A antiga sede do Remo Futebol Clube, na rua 10 de Abril, em Imigrante, se tornou a “casa” provisória do Corpo de Bombeiros Voluntários Imigrante e Colinas (Imicol), em 30 de maio. Antes, na Rua Parobé, em Colinas, o grupo pagava aluguel e, com o objetivo de diminuir os custos para a construção do quartel, decidiu pela mudança do local. O intuito é inaugurar a base oficial em março de 2023 e, por isso, necessita do auxílio da comunidade.

A comandante do Imicol, Caroline Hauschild, explica que o espaço provisório foi cedido, ou seja, não há cobrança pela utilização do prédio. Foi feita a limpeza e agora os voluntários contam com doações de tintas para conseguirem pintar a fachada e a parte interna. “Optamos por ficar em um ponto estratégico, visto que 80% das ocorrências são em Imigrante. Desta forma, conseguimos diminuir o tempo resposta”, afirma.

O novo quartel fica na divisa dos dois municípios, em uma área cedida por empresa. A construção deve começar em dezembro. “As prefeituras vão auxiliar com maquinário para a terraplanagem e com verba para construirmos. Vamos contar com o apoio de empresas e doações em gerais. Planejamos para setembro, um Baile dos Bombeiros, com o intuito de arrecadar fundos para a base oficial”, conta.

As inscrições podem ser feitas pelo QRCode:

Curso de bombeiros

Está aberta até 1º de agosto, as inscrições para o curso de bombeiros voluntários. São oferecidas 15 vagas. Até o momento houve nove pessoas interessadas dos municípios de Arroio do Meio, Muçum, Bom Retiro do Sul, Coronel Pilar e Teutônia. Os encontros começam em 6 de agosto, com previsão de duração de três meses.

As aulas teóricas e práticas ocorrem a cada 15 dias no quartel do Imicol. São ministradas pelos bombeiros da corporação e de outras instituições.

Entre os conteúdos abordados estão primeiros socorros, resgate, combate a incêndio e emergências químicas. “O estágio de 120h será feito aqui e em Bom Princípio. Durante esse período, os alunos acompanham as ocorrências, mas não atuam diretamente. Isso vai ocorrer só depois de formados”, explica a comandante.

Requisitos

Podem se candidatar as vagas, homens e mulheres de 18 a 50 anos. É necessário se dirigir ao Posto de Saúde e obter um atestado de aptidão física, em que confirma a ausência de problemas de saúde. “Passam por avaliação de uma equipe nossa, composta por médica, psicóloga e enfermeira e após isso podem iniciar o curso”, observa Caroline.

Mais informações podem ser obtidas junto ao Imicol ou pelo WhatsApp 51 3760-1193.

Importância

Em setembro a corporação completa 11 anos de atuação. De acordo com a comandante, uma dificuldade recorrente no Imicol é a falta de pessoal. “O maior problema do trabalho voluntário é ter disponibilidade e condições de ir. Sabemos que é complicado deixar sua família para fazer algo sem receber. Mas o instinto voluntário é o que move e faz a gente ajudar e, dessa forma, fazer valer a pena”, salienta.

Segundo a presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários Imicol, Claudia da Silva, o trabalho dos bombeiros é fundamental e por isso ressalta a importância das pessoas se inscreverem no curso. “Penso que uma vida salva já é justificativa suficiente para um trabalho voluntário. Quem participar terá a oportunidade de aprender e levar um conhecimento para a vida inteira”, frisa.

Números dos bombeiros

  • Voluntários: 8
  • Veículos: um caminhão de combate a incêndio, um de resgate e um veículo leve
  • Ocorrências: 30 a 40 por mês
  • Tipos: acidentes de urgência e emergência, atendimentos clínicos e incêndios
  • Municípios atendidos: Imigrante e Colinas, prestam apoio também a Teutônia, Lajeado, Estrela, Roca Sales
Corporação está instalada em espaço cedido pelo Remo FC, na rua 10 de abril, em Imigrante (Foto: Larissa Santos)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: