Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Angela Kuhn

O Cafezinho com NG desta semana fala com a professora, que faz parte da coordenação da feira Estrelas do Conhecimento. Ela detalha um pouco sobre a carreira e os desafios do evento

Foto: Arquivo Pessoal

Como é a tua história com a área da educação?
Angela Kuhn – Me formei em 2004 em Ciências Biológicas na Univates, assumi o concurso no cargo de Professora de Ciências no Município de Estrela, em 2006. Em 2011 a 2016, trabalhei como supervisora na EMEF José Bonifácio, em 2017 a 2020 estive na direção da EMEF Cônego Sereno Hugo Wolkmer. Em 2021, até o momento, trabalho como coordenadora pedagógica na Secretaria de Educação.

Como você chegou a tornar-se parte da coordenação do Estrelas do Conhecimento?
Angela Kuhn – Conversando, lembramos das antigas feiras de ciências que eram comuns acontecer, com o desejo que estas feiras voltassem a ser rotina nas nossas escolas. Faço parte da comissão organizadora, desde a primeira edição. Através de uma construção o processo foi acontecendo. Estamos à frente na coordenação, mas contamos com ajuda do restante da equipe da SMED, tanto da Secretaria de Educação, quanto das Escolas.
Compartilhamos na SMED do mesmo sentimento e pensamos como seria interessante e necessário resgatar a iniciação científica através de uma feira educacional, contemplando o que consta na BNCC.
Surge em 2022, a Feira “Estrelas do Conhecimento” onde os estudantes têm a oportunidade de pesquisar e desenvolver projetos conforme a área de interesse.

Quais têm sido as conquistas do evento até aqui, em relação à primeira edição?
Angela Kuhn – Inicialmente a ideia seria organizar uma pequena feira, conversamos com pessoas experientes na área, visitamos outras feiras buscando aprender mais. Cada vez nos encantamos mais com os resultados e com as novas possibilidades que vão surgindo. Estamos na segunda edição, contando com a parceria de muitas pessoas e instituições que acreditam no projeto.
A base de todo o trabalho é realizado nas escolas, com a participação da comunidade escolar.
Devido ao sucesso que foi a primeira Edição, estamos este ano também com a Etapa Regional, pois outros municípios do Vale do Taquari manifestaram interesse em participar, além da participação da Educação Infantil, que também é novidade este ano.

Para você, o que é necessário para ser professora?
Angela Kuhn – Para ser professora, além de gostar da profissão, precisamos estar em constante busca de conhecimento, novas metodologias de ensino, pois os estudantes aprendem de maneiras diversas, nem sempre o método que é bom para um estudante servirá para a compreensão do outro, e isto é apenas um dos desafios da educação. Acreditamos que a “Estrelas do Conhecimento” auxilia os estudantes no seu jeito de aprender e que a diversidade dos temas desperta o gosto pela pesquisa e o conhecimento será a ferramenta de transformação de suas vidas..

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: