Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Fabiane Becker

A diretora da Escola Estadual de Educação Básica Vidal de Negreiros fala sobre sua trajetória, a missão e os desafios à frente da instituição de ensino centenária

Foto: Karine Pinheiro

Fale um pouco sobre sua experiência na escola até o momento.
Fabiane Becker – Trabalho na escola há 23 anos. Iniciei lecionando aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Também trabalhei no setor administrativo e na biblioteca.
Minha formação é na área da Biologia e Magistério, com o curso normal. Me formei na Univates em 2020 e, depois disso, cursei mais duas especializações.
Ocupo a direção da escola desde abril de 2022, quando aceitei o desafio para estar à frente desse espaço que me é muito querido.

Quais são os objetivos da atual gestão?
Fabiane Becker – Bem atender a comunidade escolar e dar continuidade ais trabalhos que meus antecessores primavam, dentro das premissas da escola pública. Tudo isso sempre prevalecendo a questão humana, com ênfase na responsabilidade e na fraternidade, que são lemas da escola.

Qual seria a principal necessidade da Vidal neste momento?
Fabiane Becker – Sendo escola pública, há muitas demandas. Vale destacar a manutenção constante do prédio, que é datado da década de 1950. Além disso, é necessária a reestruturação do laboratório de ciências e a otimização dos espaços escolares.

Como você se sente à frente de uma instituição de ensino com tanta história quanto o Vidal?
Fabiane Becker – A escola Vidal tem uma relação muito forte com a comunidade. Por aqui passaram muitos estrelenses que estão fazendo a diferença nos lugares onde estão.
São 103 anos dedicados à educação de muitas gerações. Por conta disso, recebemos constantes visitas de ex-alunos que vêm resgatar lembranças da época e rever o local. Me sinto muito feliz de fazer parte desta história.

O que é ser diretora de escola, na sua opinião?
Fabiane Becker – É muito desafiador e repleto de responsabilidades. É um aprender e reaprender diário. Quem assume esse posto precisa estar atento a muitas coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes é preciso lidar com o inesperado mesmo, e isso faz parte.
Precisa distribuir olhares, ter escuta ativa e tomar decisões coletivas nos setores administrativo, pedagógico, com o corpo docente e com os discentes. Acompanhar as mudanças e tendências na educação e no mundo, cumprindo orientações e buscando as melhores estratégias para oferecer um ensino de qualidade.
Sou grata pela confiança e parceria de toda a equipe gestora, dos professores, funcionários, alunos e pais.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: