Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Fernanda Cardoso

No Cafezinho com NG desta semana, conversamos com Fernanda Cardoso, 44. Na semana que marca o Dia do Servidor Público, celebrado neste sábado, 28, ela fala sobre a experiência como a funcionária mais antiga em Fazenda Vilanova, com 25 anos de vínculo

Jornal NG: Como você começou a trabalhar na prefeitura?
Fernanda Cardoso: Eu fiz o primeiro concurso público que teve no município, em 1998, passei em primeiro lugar e fui nomeada como tesoureira. Eram apenas sete candidatos (risos). Na época eu estudava para auxiliar de enfermagem, era minha ideia para ter uma profissão. Mas surgiu o concurso, me inscrevi, fui chamada e comecei a trabalhar.

NG: Você mudou de profissão? Não quis mais a enfermagem?
Fernanda: Abandonei a enfermagem (risos). Depois comecei a estudar educação física, mas parei. Hoje tenho graduação em processos gerenciais.

NG: Nesses 25 anos, o que você percebe de mudanças no serviço público do município?
Fernanda: São muitas mudanças, desde a tecnologia, do quanto Fazenda Vilanova era pequena antes e como está hoje. Era muito menos trabalho antes, temos mais agora. O município cresceu em habitantes e a própria prefeitura cresceu. Não era aqui (Avenida Rio Grande do Sul), era uma casa alugada.

NG: A sua rotina mudou muito neste período?
Fernanda: Bastante. Muito por esse aumento de trabalho. Conforme o município cresceu, aumentaram convênios, contas, sistemas, tudo isso.

NG: Como você vê a importância do servidor público para a comunidade?
Fernanda: É fundamental, essencial. Sem a prefeitura, sem o servidor efetivo, que é o concursado, a cidade não anda.

NG: Qual é o sentimento depois desses 25 anos? Pode se dizer que são bodas de prata (risos).
Fernanda: É uma vida. Com certeza eu amadureci mais, mudei bastante meu perfil. Como eu comecei muito nova, aos 19 anos, encarava as coisas de forma diferente, melhorei muito nesse sentido. Tive um crescimento e uma melhora enquanto pessoa. Aqui a questão toda é que eu moro aqui, tudo é perto e estou em casa, então fui ficando.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: