Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | João Batista Ferreira

O proprietário do Bagual Café, Bar e Restaurante fala sobre a criação do estabelecimento em Bom Retiro do Sul e empreendedorismo no município

Foto: Karine Pinheiro

Como surgiu o Bagual?
João Batista Ferreira – O Bagual foi criado no fim de 2018. Eu entendi aquele momento como uma oportunidade de fazer algo diferente na minha vida. Eu sempre tive o sonho de trabalhar nessa área, mas não sabia como iniciar. Não sabia montar cachorro-quente ou xis. Compartilhei a ideia com uma pessoa que tinha experiência com lanches e eu propus uma parceria. Ele tinha um trailer, colocou à disposição. A parceria não durou muito tempo e eu decidi continuar por conta, mesmo não sabendo muita coisa. Comprei uma chapa e uma maquininha de cartão. Algumas pessoas falaram que a chapa era muito grande, de um tamanho exagerado, mas eu sabia que um dia iria crescer e ela iria ser muito útil. Comecei a fazer lanches para minha família, cuidava como era a montagem em outros locais e iniciei oferecendo três sabores, tudo isso em casa, e em menos de um ano já tinha clientela e mais pessoas trabalhando comigo.

Quais foram os principais desafios?
João Batista Ferreira – Quando fomos para o primeiro ponto fixo, passamos pelo período da pandemia e não podíamos abrir as portas. Foi um momento bem complicado. Mas após este período, quando passamos a receber os clientes, começamos a servir almoços também. Fizemos os investimentos necessários e passamos a virar referência em Bom Retiro do Sul. Hoje temos 14 colaboradores.

De onde surgiu a vontade de empreender neste ramo?
João Batista Ferreira – Eu tenho uma família muito grande. Tenho nove irmãos. Durante muitos momentos da minha vida cozinhei para minha família. O alimento é algo sagrado e fazer comida é um gesto de amor. Então como eu sempre gostei de lidar com pessoas e saber que comida provoca essas sensações boas, foi um incentivo. Foi bom perceber que eu faço algo que as pessoas gostam. Começou dentro de casa e foi atingindo grupos cada vez maiores. Faz cinco anos que estamos estabelecidos.

Como você enxerga o futuro do Bagual?
João Batista Ferreira – Tivemos a oportunidade de mudar de local e se instalar em um lugar que impulsiona as vendas. Além da fiel clientela, estamos perto do hospital, de farmácias, de indústrias que geram comercialização orgânica. Também temos nossa essência no delivery, porque foi a maneira que começamos. Nossas vendas aumentaram muito. Também acreditamos muito na qualidade dos nossos produtos. Como todo empreendedor, sabemos que tem coisas que dão errado no meio do caminho e isso me tornou forte. Temos produtos que marcam nossa trajetória e pensamos em expandir isso. Talvez ter franquias do Bagual. Para executar, temos que sonhar.

Como é empreender em Bom Retiro do Sul?
João Batista Ferreira – A cidade é maravilhosa, aqui temos um povo que trabalha. Para o empreendedor, um ambiente assim é importante. Além disso, eu sempre fui uma figura conhecida em Bom Retiro, portanto, tive muita facilidade em oferecer os produtos que tenho. Quando abri o Bagual, vendia a ideia para todo mundo. O difícil é manter os clientes depois e isso aconteceu. Aqui é uma terra fértil para empreender, tem empresas grandes vindo para cá.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: