Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | João Carlos Schäfer

João Carlos Schäfer, 63, coordenador da Comunidade São José, em Estrela, fala sobre sua conexão com a localidade e também sobre a festa anual em homenagem ao padroeiro dos trabalhadores e da família, São José, celebrado no dia 19 de março

Foto: Daniély Schwambach

Como começou o seu envolvimento com a comunidade São José?
Jõao Schäfer – Eu casei me com a Lourdes Helena em 1985. Como meus sogros eram de lá, também fomos morar na São José, ficamos durante 10 anos e atualmente estamos residindo na Boa União. Minha sogra ainda mora lá, então eu tenho convívio com a comunidade há quase 40 anos. Mesmo morando em outra localidade, sempre tive laços muito fortes com a São José. A comunidade estava necessitando eleger um novo coordenador, e o pessoal entendeu que eu poderia fazer bem esse papel. Acabei sendo eleito em março do ano passado (permaneço dois anos ao total).

O senhor já participou de atividades de outra comunidade?
Schäfer – Já fiz parte da diretoria da comunidade da São José em outras gestões. Também fui presidente da Apae e do Rotary. Eu tenho esse envolvimento social de longa data, essas atividades comunitárias estão no meu sangue, é a minha vida, é o que eu gosto de fazer. Lidar com pessoas, poder ajudar todos ao meu alcance, é muito gratificante para mim.

Quais são os desafios para manter a comunidade ativa?
Schäfer – Atualmente, temos uma grande dificuldade em encontrar pessoas que queiram participar e se envolver com essas tarefas, seja para compor a coordenadoria ou para ajudar nas tarefas durante os eventos. Mas também entendemos que as pessoas estão cada vez mais atarefadas, com estudos, trabalho, responsabilidades da família.
Então acabam priorizando essas coisas. Normalmente, quem se interessa mais são pessoas de meia idade para cima. Os jovens têm pouca participação. Estamos buscando alternativas para que cada vez mais isso mude, para que os adolescentes possam se interessar por esse ambiente comunitário. Estamos buscando formas de introduzir os jovens nesse âmbito. Durante as festas, colocamos à disposição brinquedos para as crianças, assim os pais podem trazê-los tranquilamente, e com isso, eles acabam gostando do ambiente e já crescendo com essas experiências.

Qual a importância que o senhor vê nas atividades comunitárias?
Schäfer – Os eventos são muito importantes para a comunidade em geral. Por exemplo, na festa que vai ocorrer agora, dia 24, priorizamos comprar os alimentos diretamente dos fornecedores da comunidade, para valorizar o trabalho dessas pessoas. Isso acaba gerando uma conexão e relação de troca. Sem contar que impulsiona a economia local. Uma forma de divulgação e incentivo para que mais pessoas prestigiem o evento, nós elaboramos uma ação entre amigos associada à festa. Ela está tendo uma aceitação muito boa pela comunidade. Nós temos em torno de 300 associados na comunidade, estamos visitando as famílias da São José e também de outras comunidades para que o público se sinta convidado, e isso também é importante durante as ações comunitárias, ter contato com outras pessoas.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: